Metrô CPTM – O tatuzão que escavará os cerca de 8,4 km de túneis da Linha 2-Verde virá da China. Em nova reviravolta, o Consórcio Linha 2 Verde (CML2) fechou contrato com a fabricante China Railway Engineering Equipament Group Co. – CREG, confirmou o Metrô nesta quarta-feira, 18.
Será a primeira vez que uma tuneladora da empresa chinesa será usada em uma obra metroviária no Brasil. Até então apenas a francesa NFM (Linha 6-Laranja), a americana The Robbins Company (Fortaleza) e a alemã Herrenknecht haviam fornecido tatuzões modernos no país.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Herrenknecht, inclusive, chegou a ser confirmada por duas vezes pelo CML2, mas a demora na obra do Complexo Rapadura, ponto de partida das escavações, pode ter dado tempo para que as negociações continuassem em aberto. A tuneladora chinesa também será a maior já utilizada em São Paulo, com quase 12 metros de diâmetro e 500 toneladas.
Segundo o site apurou, o início das escavações do trecho entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini acontecerá em agosto de 2023. A previsão é que a máquina fique pronta em fevereiro do ano que vem ainda na China e então seja enviada de navio até maio, quando passará a ser montada na vala que está sendo aberta pelo consórcio.
Maior concretagem da obra
Também em fevereiro de 2023, o CML2 prevê realizar a concretagem da laje de fundo do Complexo Rapadura. Ela envolverá a aplicação de 11 mil m³ de concreto, ou cerca de três vezes o volume usado na estação Vila Formosa.
Com o novo trecho, a Linha 2-Verde passará a ter 23 km de extensão e 22 estações, a maior da rede. A expectativa é que as oito novas estações atraiam cerca de 300 mil passageiros ao ramal.
O Metrô mantém a previsão de inauguração para 2026, em duas fases, mas o atraso em relação às obras do Complexo Rapadura e a dificuldade em obter financiamento para o projeto podem impactar esse cronograma.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/em-nova-reviravolta-tatuzao-da-linha-2-verde-vira-da-china/
Seja o primeiro a comentar