Metrô de São Paulo é uma das 15 empresas que podem operar nova linha em Quito, no Equador

Trem do Metrô de Quito fornecido pela Caf (Epmmq)
Trem do Metrô de Quito fornecido pela Caf (Epmmq)

Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo é umas da 15 empresas que participam da concorrência que selecionará o futuro operador do Metrô de Quito, no Equador. A companhia paulista concorre com várias outras operadoras da América do Sul e também da Europa, entre elas a Deutsche Bahn, da Alemanha, o Metrô de Santiago do Chile, a Renfe e o Metrô de Madri (Espanha) e a RATP DEV, da França.

A capital do Equador iniciou a construção da sua primeira linha de metrô em 2013 e que ficou praticamente pronta tempos atrás – a Acciona, que constrói a Linha 6-Laranja, participou das obras. Mas o governo do país e a prefeitura acabaram atrasando o processo que definiria o concessionário privado que vai operar o ramal.

Foi criada uma empresa pública que coordena a seleção do parceiro privado, a Empresa Pública Metropolitana Metro de Quito (Epmmq), que lançou no final de março a fase preparatória para o processo de seleção. A ideia é que a vencedora seja escolhida em julho e assine o contrato em agosto. Com isso seria possível iniciar a operação da linha, que corta a cidade de norte a sul, no último trimestre de 2022.

Assessoria jurídica
Dentro de uma nova visão empresarial estabelecida nessa gestão, o Metrô de São Paulo criou a Metrô Consulting, uma divisão que busca oferecer o expertise acumulado em mais de 50 anos com a operação de linhas metroviárias. Segundo o site apurou, a intenção da companhia é operar o Metrô de Quito, possivelmente com algum parceiro privado.

Nesta terça-feira, 3, inclusive, o Metrô anunciou a contratação do escritório Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados para prestar serviços de assessoria jurídica especializada em direito empresarial e direito internacional. A empresa, que foi selecionada por meio de dispensa de licitação, ajudará a companhia a participar do certame no Equador.

O Metrô equatoriano terá 18 trens fornecidos pela Caf, com seis vagões cada e capacidade para transportar 1.500 passageiros. A viagem entre Quitumbe e El Labrador levará cerca de 34 minutos a uma velocidade média de 40 km/h. Boa parte dos túneis do ramal foi aberta com uso de uma tuneladora operada pela Acciona.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-de-sao-paulo-e-uma-das-15-empresas-que-podem-operar-nova-linha-em-quito-no-equador/

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