TCU manda suspender procedimentos para troca do VLT pelo BRT entre VG e Cuiabá

Decisão atende pedido do prefeito de Cuiabá, que alegou irregularidades na troca de modal. Governo do Estado tem 15 dias para se pronunciar sobre medida
Decisão atende pedido do prefeito de Cuiabá, que alegou irregularidades na troca de modal. Governo do Estado tem 15 dias para se pronunciar sobre medida

O Documento (MT) – O Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu um pedido feito pela prefeitura de Cuiabá e determinou, nesta sexta-feira (6), a suspensão dos procedimentos administrativos que encaminhavam para as obras do Ônibus de Rápido Transporte (BRT) na capital e em Várzea Grande. A cautelar foi assinada pelo ministro Aroldo Cedraz.

A petição feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) aponta possíveis irregularidades no procedimento de substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Conforme a decisão, os autos revelam a inexistência, por exemplo, do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), além da falta de “comprovação do alinhamento à Política Nacional de Mobilidade Urbana, da decisão de substituição do modal, e os planos diretores urbanos da região”.

“Os elementos constantes dos autos não permitem concluir que o estado promoveu certame após escorreita avaliação sistêmica e integrada, com estudos robustos a possibilitar, cumprida toda a legislação pertinente, a substituição do modal de VLT para BRT com vistas à implementação do novo serviço de transporte público”, diz em trecho da decisão.

O TCU deu um prazo de 15 dias para que o governo se manifeste sobre as irregularidades apontadas pelo município. “O que se pretende é que não se dê continuidade a um procedimento de troca de modal de transporte público intermunicipal sem a existência de estudos técnicos exaurientes que demonstrem a viabilidade técnica e econômica da substituição do modal”, ressalta.

Os procedimentos para a instalação do BRT na Grande Cuiabá deverão ficar suspenso até que seja feita uma nova avaliação do caso.

Fonte: https://odocumento.com.br/tce-determina-a-suspensao-dos-procedimentos-para-troca-do-vlt-pelo-brt-entre-varzea-grande-e-cuiaba/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*