Concessão prevê construção de túnel submerso entre Santos e Guarujá

Projeto que liga as duas cidades do litoral terá túnel construído em uma profundidade de 20 metros no canal de Santos. Foto: Tiago Queiroz/ Estadão
Projeto que liga as duas cidades do litoral terá túnel construído em uma profundidade de 20 metros no canal de Santos. Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

Estadão – Uma das principais obras que o novo gestor privado do porto de Santos terá de assumir é a construção de um túnel submerso que vai ligar as cidades de Santos Guarujá. Hoje, esse caminho é feito por estrada, em um trecho de 43 quilômetros de extensão. Outra opção é cruzar os municípios por meio de uma balsa. Já o túnel submerso terá apenas 1,7 quilômetros de extensão.

O valor desta obra está estimado em R$ 2,9 bilhões e foi incluído como uma das exigências do leilão. Ainda não há prazo específico para início e conclusão da obra, mas esse cronograma será definido até a publicação do edital, no fim do ano.

Pelo projeto de engenharia, o túnel será construído em uma profundidade de 20 metros no canal de Santos. Dessa forma, não vai comprometer o tráfego de navios no local, onde o calado chegará a, no máximo, 17 metros – hoje essa profundidade é de 15 metros. Estão previstas três faixas por sentido, além de integração com veículo sob trilhos (VLT), ciclovia e passagem urbana. Uma vez pronta, a estrutura deverá ser utilizada por aproximadamente 40 mil pessoas por dia.

“Há uma preocupação de garantir a mobilidade urbana, em melhorar a qualidade de vida da população. Não se trata apenas de garantir estruturas internas do porto, mas sim de melhorar essa relação portuária com a cidade”, diz Rafael Furtado, secretário substituto de fomento, planejamento e parcerias do Ministério da Infraestrutura.

Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,tunel-santos-guaruja,70004090597

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*