CPTM contrata estudos e projetos de extensão da linha 13-Jade até distritos de Guarulhos, como Bonsucesso

Foto: Diário do Transporte
Foto: Diário do Transporte

Diário do Transporte – A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contratou por R$ 2,6 milhões (R$ 2.579.309,40) os serviços de elaboração de anteprojeto e estudos da extensão da Linha 13 – Jade sentido leste, no município de Guarulhos.

Os serviços previstos devem atender, no mínimo, os distritos São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, podendo indicar variações e complementos, desde que demonstrada sua viabilidade técnica, operacional e econômica, informa a Companhia.

O Extrato do Contrato foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 24 de junho de 2022.

O Consórcio Projetista L13 Leste venceu o certame, e deverá ainda realizar estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira.

O prazo de vigência do contrato é de 16 meses.

De acordo com o edital, o objetivo da Companhia é ampliar o atendimento ao município de Guarulhos e estabelecer novas conexões com a rede metroferroviária.

Para o presidente da CPTM, Pedro Moro, a Linha 13-Jade foi pensada para avançar para dentro do município de Guarulhos “e atender a segunda maior cidade do Estado com a qualidade que ela merece“.

Com a publicação do contrato, segundo Moro, “a CPTM dá um passo importante para transformar a nossa linha ‘caçula’ em uma das mais movimentadas de todo o sistema”.

Em junho deste ano, a Companhia contratou com prazo de 90 dias um levantamento aerofotogramétrico planialtimétrico georreferenciado nesse trecho, situado entre as estações Aeroporto e Bom Sucesso. A documentação produzida servirá de base para os estudos da expansão do trecho no sentido Guarulhos.

Com 9,5km de extensão, o trecho terá quatro novas estações, com uma demanda estimada em 233 mil passageiros/dia.

A empresa contratada para realizar o projeto deverá entregar os seguintes produtos, conforme o Edital.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2022/06/24/cptm-contrata-estudos-e-projetos-de-extensao-da-linha-13-jade-sentido-guarulhos/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*