G1 – Linhas de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da ViaMobilidade tiveram 108 falhas registradas ao longo dos cinco primeiros meses do ano.
Levantamento da TV Globo mostra que, do total, 34 ocorrências foram na Linha 8-Diamante e outros 34 na Linha 9-Esmeralda. A lista é completada pelas linhas 12-Safira (16 falhas), 11-Coral (10), 7-Rubi (6), 10-Turquesa (3) e 13-Jade (1).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A ViaMobilidade é responsável pela administração das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda desde o dia 27 de janeiro deste ano. Neste período, as linhas somam 31 e 33 falhas, nesta ordem.
No mesmo período do ano passado, entre 27 de janeiro a 4 de julho, a CPTM registrou 6 falhas na Esmeralda e nenhuma na Diamante.
Convênio na Palmeiras-Barra Funda
Informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo confirmam convênio entre CPTM e a ViaMobilidade para a estação Palmeiras-Barra Funda.
Segundo o texto, serão pagos R$ 5 milhões pela parceria, que envolve o uso de equipamentos e materiais da CPTM. A finalidade é diminuir as falhas nas linhas Diamante e Esmeralda.
De acordo com o promotor Silvio Marques, ele havia alertado a Secretaria de Transportes Metropolitanos “que era inaceitável a empresa cobrar a passagem dos usuários e não ressarcir o Estado pelo uso da plataforma adicional na Barra Funda e peças sobressalentes dos trens e que o MP (Ministério Público) poderia tomar providências por improbidade administrativas dos agentes públicos que não estavam cobrando”.
Em relação ao acordo, o “MP vai verificar a compatibilidade desses valores que vão ser pagos ao que poderia ser cobrado no mercado”.
Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que criou uma força-tarefa com a CPTM e a concessionária ViaMobilidade para “melhorar os serviços nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”.
“O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (4) e permite eventuais planos de trabalho e prestações de serviço pela CPTM em toda a operação, com valor de até R$ 5 milhões por prazo de 5 anos. O item relativo à estação Barra Funda se refere a espaços já usados pela concessionária. Para as plataformas 3 e 4, há previsão de um termo de permissão de uso pela ViaMobilidade mediante aluguel em valor a definir”, diz.
Seja o primeiro a comentar