Custo alto derruba PIB do agronegócio e participação do setor na economia cai

Colheita de Milho em Planaltina, região administrativa do DF - Pedro Ladeira/Folhapress
Colheita de Milho em Planaltina, região administrativa do DF - Pedro Ladeira/Folhapress

Folha de S. Paulo (Coluna) – O PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio teve queda de 0,8% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado. Essa queda ocorre devido à alta dos insumos, que afetaram tanto a agropecuária como a agroindústria.

Com essa queda, o agronegócio reduz a sua participação na economia nacional para 26,2% no primeiro trimestre deste ano. No ano passado, era de 27,6%.

Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceira com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) traz números bem diferentes para o PIB desse mesmo período. Segundo o órgão oficial, a evolução foi negativa em 8%.

Os dados da CNA e do Cepea, porém, não são comparáveis com os do IBGE. O órgão do governo acompanha a produção dentro da porteira. Considera apenas o volume conseguido pelos produtores no período.

Já a CNA, conforme a pesquisa feita pelo Cepea, engloba todo o agronegócio. Além da produção de dentro da porteira e dos preços das mercadorias, leva em consideração todo o agronegócio, incluindo insumos, agroindústria e agrosserviço.

O único segmento que teve evolução positiva no PIB neste primeiro trimestre foi o de insumos. Registrou crescimento de 9,6%. Essa alta se deve à evolução dos preços dos fertilizantes, dos defensivos agrícolas e das máquinas.

Já o PIB do setor primário teve recuo de 2,48% no primeiro trimestre, provocado pela queda de 4,22% na agricultura. A pecuária obteve alta de 1,2%.

No segmento agroindustrial, o Cepea e a CNA também registraram queda no PIB. A redução foi de 0,43%, provocada pelos custos da agroindústria tanto na base agrícola como na da pecuária.

O setor de agrosserviços, refletindo a menor produção de produtos agropecuários e agroindustriais, além de estreitamento das margens, recuou 1,51%.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/vaivem/2022/06/custo-alto-derruba-pib-do-agronegocio-e-participacao-do-setor-na-economia-cai.shtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*