Trem turístico Rio-Minas vai ligar 8 cidades; veja detalhes

Crédito: Divulgação/Amigos do TremO trem turístico Rio-Minas vai percorrer 8 cidades dos dois estados
Crédito: Divulgação/Amigos do TremO trem turístico Rio-Minas vai percorrer 8 cidades dos dois estados

Correio de Minas – As obras de implementação do trem turístico Rio-Minas foram iniciadas na semana passada. A rota vai ligar as cidades de Três Rios, no sul fluminense, a Cataguases, na Zona da Mata mineira, num trajeto de 168 quilômetros.

A adequação dos trilhos será feita em módulos. O primeiro trecho terá 37 quilômetros e vai ligar Três Rios ao município mineiro de Chiador. A expectativa é que a obra seja finalizada em dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem. A iniciativa é da ONG Amigos do Trem.

A linha irá operar com 15 carros de passageiros com a capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem, em ambos os sentidos simultaneamente, quando estiver em funcionamento total.

O trem Rio-Minas vai passar por oito cidades: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

Trem turístico ‘Rio-Minas’

O projeto para implantação do trem turístico que vai ligar os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foi iniciado em 2016 e  idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que morreu aos 45 anos em 2018 por causa de um câncer.

“A ONG atua há 22 anos no cenário ferroviário e ele [Paulo] resolveu aproveitar os trechos de Três Rios a Cataguases que estavam desativados. Nós buscamos parceiros no âmbito público e privado e conseguimos, na época, R$ 1 milhão em investimento pela iniciativa privada”, contou ao G1 a presidenta da ONG, Cyntia do Nascimento.

Com o investimento, foi realizada a compra de carros de passageiros, o que vai proporcionar uma capacidade total para o transporte de cerca de 837 passageiros.

Fonte: https://correiodeminas.com.br/2022/06/29/trem-turistico-rio-minas-vai-ligar-8-cidades-veja-detalhes/


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*