BRT Transbrasil: com terminal ainda em obras, sistema começará a operar sem faixas segregadas

Ilustração mostra como será o Terminal Gentileza de integração de BRTs, ônibus e VLT - Foto: Divulgação\Prefeitura
Ilustração mostra como será o Terminal Gentileza de integração de BRTs, ônibus e VLT - Foto: Divulgação\Prefeitura

O Globo – Com previsão para acabar as obras no fim do ano, o BRT Transbrasil deve começar a operar ainda com o Terminal Gentileza, que fará integração com o VLT, em obras – as intervenções só devem ser concluídas no fim de 2023. O planejamento da operação ainda está em discussão na secretaria municipal de Transportes que depende do cronograma de entrega dos primeiros ônibus articulados encomendados pela prefeitura, mas em um primeiro momento, as pistas em concreto construídas para o corredor expresso entre Deodoro e o Caju não serão segregadas das demais faixas da Avenida Brasil. Nesta quinta-feira, o município entra em uma nova fase de implantação do terminal de integração, com o início das demolições de prédios administrativos do antigo Gasômetro.

— Como o terminal Gentileza ainda não vai estar pronto, isso vai permitir que os coletivos possam sair do corredor em um primeiro momento. Nessa fase, também teremos coletivos comuns em circulação no corredor. Quando o terminal ficar pronto, aí sim, as faixas serão seccionadas a exemplo dos demais corredores — disse a secretária municipal de Transportes, Maina Celidonio.

Entre as questões ainda pendentes está se haverá alterações no itinerário de linhas municiais e intermunicipais quando o terminal de integração ficar pronto. Hoje, boa parte das linhas que vêm da Baixada. por exemplo, têm pontos no terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil.

Hoje, o último ponto do VLT fica em frente à Rodoviária Novo Rio no fim de abril. Um dos objetivos do projeto é aumentar a demanda de passageiros dos trens elétricos. Quando o projeto foi implantado, em 2016, a meta era alcançar 240 mil passageiros por dia. Mas em seu auge em 2019 (antes da pandemia da Covid-19, não passou de 160 mil nos dias úteis. A construção do terminal foi incluída na PPP do VLT. A empresa VLT Carioca, que opera os trens, vai gastar cerca de R$ 250 milhões para levar os trilhos até o Caju e será ressarcida pela prefeitura em parcelas mensais nos próximos anos.

O Terminal Gentileza terá dois andares e parte da construção será em estruturas metálicas. Essas peças integravam o antigo complexo de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Parque Olímpico. Quando estiver pronto, a previsão é que circularão por hora no terminal até 95 ônibus do BRT, 21 composições do VLT e 137 ônibus municipais.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/07/brt-transbrasil-com-terminal-ainda-em-obras-sistema-comecara-a-operar-sem-faixas-segregadas.ghtml

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