História do sistema ferroviário brasileiro é tema de doc com estreia internacional; veja teaser

Estação de Barra do Piraí (RJ) - Foto: Divulgação
Estação de Barra do Piraí (RJ) - Foto: Divulgação

O Globo – A história da ascensão e do declínio do transporte ferroviário no maior entroncamento da América Latina, na região do Vale do Paraíba, é tema de um documentário que estreará no circuito internacional em setembro. O longa, financiado com recursos obtidos por meio da Lei Aldir Blanc, estará em cartaz no Festival de Buenos Aires.

“Entroncamentos – vida e memória social nas estações ferroviárias do Vale do Paraíba” (Quiprocó Filmes) traz a relação de personagens com as estações contraposta às ruínas das linhas de trem. Dirigido por por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o filme é construído a partir de entrevistas e vasto material de arquivo de cine-jornais, fotografias, mapas e litogravuras.

Entre os registros, está a Estrada de Ferro D. Pedro II, uma das principais linhas férreas do Brasil, cujo objetivo inicial era escoar a produção de café do Vale do Paraíba e, posteriormente, contribuir para a industrialização da região no século XX. Em consequência, diversas cidades se ergueram em seu entorno.

Vídeo – https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/08/historia-do-sistema-ferroviario-brasileiro-e-tema-de-doc-com-estreia-internacional-veja-teaser.ghtml

Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/08/historia-do-sistema-ferroviario-brasileiro-e-tema-de-doc-com-estreia-internacional-veja-teaser.ghtml

1 Comentário

  1. Olha, importante para todos nós saber quando será levado às telas brasileiras a História do Sistema Ferroviário Brasileiro, em especial nos tempos atuais quando o povo clama pela volta do transporte ferroviário de passageiros. Obrigado.(povo)

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*