Nova edição da RF está no site

A nova edição da Revista Ferroviária está no ar para assinantes. A matéria de capa aborda as propostas e os desafios da mobilidade urbana sobre trilhos e do transporte ferroviário de carga que cairão sobre o novo governo.  

A Entrevista é com presidente da SuperVia, Antonio Carlos Sanches, que fala sobre a crise do sistema de trens metropolitanos do Rio, e os acordos que vem negociando com o governo do estado para melhorias operacionais. Na seção Reportagem, falamos sobre os projetos de novas linhas que estão sendo estudados e licitados pelo Metrô de São Paulo e as boas expectativas da Contrail Logística para alavancar o transporte de contêineres

A edição também traz informações relevantes sobre o Prêmio RF 2023, que já abriu inscrições para as empresas interessadas em participar das 29 categorias (24 setoriais e cinco especiais). O prazo é até 15 de dezembro. No site da premiação (https://revistaferroviaria.com.br/premiorf/premio-rf-2023/), é possível se inscrever, acessar o regulamento e também se cadastrar no Colégio Eleitoral (grupo de profissionais do setor ferroviário aptos a votar nos melhores do setor).  

A cobertura da InnoTrans 2022 também ganhou espaço na edição. O evento voltou a Berlim, capital da Alemanha, depois de quatro anos, levando o que há de mais inovador no setor ferroviário. O tema do encontro abordou o papel da ferrovia diante das mudanças climáticas. 

 

A edição traz conteúdos de empresas do setor, a exemplo do Grupo Globalsat, que recentemente foi homenageado com a categoria Inovação do Prêmio Parceria em Movimento da Rumo Logística. Em outro informe, a Greenbrier Maxion e AmstedMaxion comemoram os 79 anos de atuação no mercado ferroviário brasileiro. O acordo de cooperação técnica da Greenbrier Maxion e AmstedMaxion com a Industrias Baco, para atuação no mercado argentino, também foi tema na edição.    

Em Expressas, o início das obras de extensão da Rumo Malha Norte, primeiro projeto de ferrovia autorizada a sair do papel; a escolha da Siemens para fornecer o CBTC da Linha 6-Laranja; os projetos metroferroviários cancelados que afetaram a Thales; o receio dos investidores com o projeto de concessão do Metrô BH; as obras da MRS na Ferrovia do Aço; a intenção da Grão Pará Multimodal em contratar a Deutsche Bahn como operadora de sua futura ferrovia autorizada; a aquisição de frota de equipamentos de via pela CCR para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de São Paulo; a visita de integrantes da Prefeitura do Rio para conhecer de perto as inovações em sistemas de VLTs; e a esperança da indústria com a eventual encomenda da Vale de 4 mil caixas de vagões.  

Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda discorre sobre os sonhos e as profecias para o futuro da mobilidade urbana no Brasil. Em Estudo de Mercado, a estagnação da frota de TUEs no Brasil, que não aumentou nem diminuiu em relação aos números do ano passado. Em Suprimentos, os planos estratégicos de manutenção da frota das operadoras de passageiros.  

A Nota Técnica traz o artigo acadêmico “Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens”, vencedor da categoria 02 do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, divulgado durante a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp. Os autores são Claúdio Volpi, Kaique Xavier, Carlos Alberto Júnior, Joelson de Moura e Vanderley de Souza.   

O Artigo da edição é com Antonio Merheb, presidente da International Heavy Haul Association (IHHA) e consultor na MRS Logística, que aborda a aplicação de inovações ferroviárias para um mundo sustentável. Em Gente que faz, os funcionários que são destaques na Trensurb, Ferrovia Tereza Cristina e na Matisa. Em Estatísticas, os dados de movimentação de passageiros e de cargas em julho e agosto deste ano.  

Na Foto do Mês uma imagem da locomotiva AC44i (Wabtec), pintada com as cores verde e amarela pela Rumo, para entrar no clima da Copa do Mundo do Catar. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva C44-9W, também da Wabtec, fabricada nos EUA em 1999, que recebeu uma pintura especial em homenagem à antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA). No Sumário, um trem da série 9500, fabricado pela Hyundai-Rotem, operando na Linha 7-Rubi da CPTM.  

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