Linha 13-Jade bate recordes de passageiros transportados, mas ainda está longe da sua meta

Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Metrô CPTM – Inaugurada em março de 2018, a Linha 13-Jade foi o primeiro ramal sobre trilhos construído e operado pela CPTM em sua história. Com três estações e 12,2 km de extensão (sendo 7,9 km em vias elevadas), o ramal de trens metropolitanos deveria servir como ligação rápida não apenas com o Aeroporto de Guarulhos, mas também para moradores do munício.

No entanto, a primeira fase da Linha 13 foi um passo incompleto para torná-la realmente atraente. A despeito de ter os trens mais modernos da companhia e ser a única a operar com o sistema ATO (que torna a operação das composições automatizada), o ramal ainda transporta pouca gente.

Em outubro e novembro, ela voltou a bater seu recorde de passageiros transportados. Foram 390 mil pessoas em outubro e 392,4 mil pessoas em novembro (os dados de dezembro ainda foram divulgados pela CPTM).

Trata-se de um crescimento de 27% em quatro anos, um índice bastante significativo não fosse o fato de que a capacidade projetada para a Linha 13-Jade seja quase 10 vezes maior.

Segundo a CPTM, a linha pode transportar 120.000 passageiros por dia, com intervalos de 8 minutos entre os trens. Isso não ocorre por alguns motivos e eles não envolvem questões técnicas já que existem oito trens exclusivos à sua disposição, vias novas e um sistema de sinalização moderno (embora tenha levado tempo até ser concluído de fato).

A limitação está nos problemas de planejamento do governo do estado, que decidiu levar a Linha 13 apenas até Engenheiro Goulart, de onde os passageiros seguiriam viagem pela Linha 12-Safira, A questão é que o ramal que vai de Calmon Viana até o Brás não tem condições de absorver tamanho movimento, ele próprio às voltas com uma demanda crescente.

Esperança em 2024

Nos planos originais da companhia, a Linha 13 seguiria além de Engenheiro Goulart, paralela à Linha 12 até a região da Penha, quando passaria a circular em vias subterrâneas em direção à Mooca ou, em algumas projeções, até Chácara Klabin.

O projeto, de alto custo, foi abandonado pela gestão Doria/Garcia, que apostou em repotencializar a Linha 12 e a Linha 11 para que elas compartilhem vias com a Linha 13 até Palmeiras-Barra Funda. Isso deve ocorrer em algum momento do ano que vem, mas ignora-se o quanto haverá de espaço para o ramal.

Atualmente, o crescimento de usários se deve em parte ao novo Expresso Aeroporto, que passou a circular entre Luz e Aeroporto Guarulhos a cada hora. Mas ele é pouco para permitir que muitos passageiros decidam optar pela Linha 13.

Outra solução no horizonte chama-se estação Tiquatira. Ela é parte da expansão da Linha 2-Verde até Dutra (Guarulhos), mas está suspensa por enquanto. Quando for implantada, a nova parada permitirá que os passageiros das linhas 12-Safira e 13-Jade sigam viagem no sentido da Avenida Paulista ou da Zona Sul da capital.

Talvez só então os recordes da Linha 13 se tornem realmente mais significativos e a faça se aproximar do movimento do restante da malha metroferroviária.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/linha-13-jade-bate-recordes-de-passageiros-transportados-mas-ainda-esta-longe-da-sua-meta/

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*