Metrô CPTM – O secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, nova pasta criada pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a se pronunciar sobre as novas linhas de metrô em projeto.
Em entrevista à Revista Ferroviária, Benini revelou que o governo estadual já teria decidido priorizar a Linha 20-Rosa em vez da Linha 19-Celeste, que está num estágio mais avançado de desenvolvimento. Semanas atrás, em conversa na Assembléia Legislativa, o secretário havia adiantado que um dos dois ramais seria escolhido para seguir em frente ainda neste mandato.
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A justificativa dada pelo membro do governo é que levar o metrô ao ABC Paulista é uma prioridade do novo governador. “Vamos tentar duas, mas pelo menos uma a gente faz esse mandato, por meio de PPP. Dado que a gente vai ter a Linha 2 chegando em Guarulhos, estamos dando prioridade para a Linha 20, que vai para o ABC”, disse.
Benini também confirmou que após o Trem Intercidades até Campinas, o projeto prioritário é a extensão da Linha 2-Verde entre Penha e Dutra, trecho que está com os contratos suspensos até este ano.
Apesar de sugerir o ABC, o secretário reconheceu que o trecho que atenderá São Bernardo do Campo e Santo André será implatando numa segunda fase visto que a parte superavitária da Linha 20 fica entre a Lapa e Faria Lima, segundo ele.
A solução, diz Benini, será licitar o projeto inteiro e não pela metade como foi feito na Linha 6-Laranja (cuja segunda fase tornou-se a Linha 16-Violeta). Mas o desafio será financiar um projeto tão grande, calculado em R$ 20 bilhões, de acordo com declarações anteriores do próprio chefe da pasta.
“Queremos levar o metrô para fora de São Paulo e para isso, precisamos ser criativos na questão da financiabilidade”, disse, citando o acordo fechado com o o IFC, braço de consultoria do Banco Mundial, para assessorar o projeto para torná-lo mais atraente para a iniciativa privada. A ideia é que a Linha 20-Rosa (e também a Linha 19) seja concedida em forma de Parceria Público-Privada (PPP).
Inversão de posição
A escolha da Linha 20 como próximo projeto de metrô de São Paulo deverá provocar uma grande inversão no planejamento atual. Isso porque a Linha 19 está de longe num estágio mais avançado de concepção, com projetos mais maduros, estudos de áreas a serem desapropriadas e outros trabalhos de campo.
Por mais que o governo considere levar as duas à leilão a complexidade desses empreendimentos dificulta a procura por grupos capazes de bancá-los, que dirá em um intervalo de tempo curto.
Ainda que consiga conceder a Linha 20 até o final deste mandato (2026), o que seria um prazo inédito, a implantação de todo o trecho deverá ser concluída apenas em meados da próxima década se for obedecida a prioridade para o trajeto entre Lapa e Saúde. Sem dúvida, é uma promessa bastante ousada, para dizer o mínimo.
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