Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo rescindiu unilateralmente o contrato de investigações geotécnicas e sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas da Linha 20-Rosa, assinado com o consórcio EPT-Converte. A informação foi divulgada apenas nesta quinta-feira, 2, embora tenha sido assinada em 27 de janeiro.
O contrato havia sido assinado em abril de 2021 e cujo trabalho será usado para subsidiar o anteprojeto de engenharia e projeto funcional do ramal que ligará a região da Lapa ao ABC Paulista.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo o Metrô, o consórcio, formado pelas empresas EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas e Reconverte Planejamento e Projetos, receberá uma multa em razão do “descumprimento do prazo contratual na execução dos serviços e inexecução parcial do escopo contratado”, além de ter o contrato rescindido.
O Consórcio EPT-Converte deveria ter concluído o mapeamento do subsolo em até oito meses a partir da emissão da ordem de serviço. Como esta deveria ocorrer em até 30 dias após a assinatura do contrato (19 de abril), o prazo de entrega seria em janeiro de 2022, portanto há um ano – a empresa receberia R$ 1,92 milhão pelo serviço.
Escolha de prioridade entre a Linha 19 e a Linha 20
A nova gestão estadual revelou recentemente que deve escolher entre a Linha 19-Celeste e a Linha 20-Rosa qual será priorizada neste mandato. Segundo afirmou o secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, em entrevista, “A perspectiva …é iniciar em 2024 e finalizar em 2025 pelo menos uma linha, 19 ou 20, até 2025, e daí a próxima linha a gente começa depois“.
A Linha 20-Rosa é orçada em cerca de R$ 20 bilhões, valor que Benini considera muito alto para que alguma empresa privada possa arcar sozinha. O governo anterior pretendia realizar uma concessão inédita do ramal, em que a iniciativa privada poderia bancar a totalidade do projeto, explorando novas formas de receita como desenvolvimento imobiliário associado às estações.
Os estudos do Metrô contemplam inclusive análises de potencial econômico do projeto, mas não se sabe ainda quais foram as conclusões obtidas nem se a gestão de Tarcísio de Freitas seguirá com os mesmos planos.
Até aqui, a avaliação tem sido que o trecho entre Lapa e Saúde é considerado mais viável por conta da demanda enquanto a prometida chegada do Metrô ao ABC Paulista ocorreria numa segunda fase.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-rescinde-contrato-de-sondagens-da-linha-20-rosa/
Seja o primeiro a comentar