Valor Econômico – A Vale firmou, nesta terça-feira (4), um contrato de R$ 1,8 bilhão com a empresa Wabtec para a manutenção da frota de locomotivas da Estrada de Ferro Carajás. O acordo valerá por dez anos, e a remuneração se dará de acordo com os indicadores atingidos na operação.
“Estamos indo para um modelo de performance. A Wabtec está sendo contratada para elevar a performance, com parâmetros muito claros definidos no contrato”, afirma Marco Braga, diretor de suprimentos da Vale.
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Uma das metas do contrato é elevar em 36% a quilometragem média entre falhas das locomotivas, que terá que passar a 120 mil quilômetros. Outro objetivo é a ampliação da disponibilidade física das máquinas, hoje de 90%, para 94%. “A grande vantagem é a confiabilidade do sistema”, diz ele.
A companhia vem negociando há três anos o acordo com a Wabtec, que assumirá toda a gestão da manutenção da frota, tanto com a troca de peças quanto com a implementação de sistemas e novas tecnologias para tornar o processo mais eficiente.
Segundo Braga, há planos de ampliar o modelo de contrato para a manutenção de outras partes da operação ferroviária e também para a concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, também operada pela Vale. Porém, ele afirma que se trata de um acordo que demanda um alinhamento muito grande com a empresa fornecedora, que terá acesso amplo à operação da ferrovia. “É uma relação muito estratégica”, diz ele.
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