Valor Econômico – O governo do Japão e o governo metropolitano de Tóquio estão se preparando para abrir o capital da operadora de metrô Tokyo Metro no fim de outubro, disseram pessoas familiarizadas com o assunto, no que pode ser a maior oferta pública inicial (IPO) da Bolsa de Valores de Tóquio desde 2018.
O IPO pode avaliar o Tokyo Metro em 640 bilhões de ienes a 700 bilhões de ienes (US$ 4,37 bilhões a US$ 4,78 bilhões). O Tokyo Metro se recusou a comentar o assunto.
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O governo central possui 53,4% das ações da operadora de metrô, e o governo metropolitano de Tóquio detém os 46,6% restantes.
Os planos preveem a redução da propriedade do governo para 50%. A lei japonesa estipula que os lucros da venda de ações, a serem garantidos até o ano fiscal de 2027, serão usados para pagar títulos emitidos para financiar os esforços de reconstrução após o terremoto e tsunami de março de 2011 no nordeste do Japão.
O Ministério das Finanças espera que a parcela do governo central na venda seja de cerca de 178,1 bilhões de ienes.
Se a avaliação do metrô de Tóquio ultrapassar 600 bilhões de ienes no momento da listagem, ela superaria os 420 bilhões de ienes da fabricante de equipamentos de chip Kokusai Electric no momento de seu IPO de 2023, o maior daquele ano.
Pode ser o maior desde o float da empresa de telecomunicações SoftBank Corp. em 2018, que atingiu uma capitalização de mercado de 7,18 trilhões de ienes.
Entre as operadoras ferroviárias listadas, a Keisei Electric Railway tem uma capitalização de mercado de 736 bilhões de ienes e a Kintetsu Group Holdings está avaliada em 628,4 bilhões de ienes.
No trimestre encerrado em junho, as vendas do grupo do metrô de Tóquio aumentaram 6% no ano, para 101,9 bilhões de ienes. O lucro operacional aumentou 34%, para 29 bilhões de ienes, e o lucro líquido subiu 38%, para 18 bilhões de ienes.
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