Tribuna da Bahia – O canteiro de obras do VLT de Salvador recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT), na manhã de ontem, para uma vistoria na construção do modal que terá 36,4 quilômetros de extensão, ligando diversas regiões do Subúrbio Ferroviário, indo do bairro da Calçada, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana.
Durante a visita, foi possível observar que o VLT está com serviços em andamentos nos três trechos. A limpeza do primeiro trecho já foi feita, além da recuperação de parte do subleito e aplicação de base.
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Acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e dos secretários estaduais Afonso Florence (Casa Civil) e Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano), o governador da Bahia anunciou que já foram entregues 39.636 metros de trilhos, 2.202 barras de trilho, guardadas na Calçada e em Periperi, além de parte do material elétrico já testado.
Um dos destaques durante a visita foi o processo de urbanização pelo qual passarão os bairros ao redor do VLT, que deve contemplar a criação do Parque das Ruínas (revitalização da antiga fábrica São Braz), a duplicação da Estrada do Derba e a implantação da Via Alimentadora São Bartolomeu.
Iniciado em julho deste ano, o VLT tem previsão de ser concluído no final de 2026, totalizando 28 trens e capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. Ao todo serão 34 paradas, algumas delas específicas para pescadores e marisqueiras – categoria de trabalhadores que dependiam dos trens do subúrbio para manutenção da sobrevivência.
O primeiro trecho, da Calçada à Ilha de São João, terá 16,6 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 1,4 bilhão. O segundo trecho liga Paripe a Águas Claras, com 9,2 quilômetros e R$ 1 bilhão. Já o terceiro, ligando Águas Claras a Piatã, contará com mais 10,5 quilômetros e custo estimado em R$ 791 milhões.
O projeto conta com apoio do governo federal e terá um aporte de R$ 3,4 bilhões destinado às obras civis, R$ 400 milhões para os sistemas de comunicação e sinalização e R$820 milhões para a compra do material rodante.
Segundo o governador, a ideia é dar ao povo de Salvador um transporte coletivo com qualidade de primeiro mundo. “Nessa etapa, existe todo o nosso cuidado, não só com o trajeto, como com a estrutura das estações e seu entorno. Estamos colocando na nossa pauta mais encostas, mais serviço de água, mais escola de ensino integral. E as pessoas vão ganhar tempo, vão chegar desestressadas em casa. É isso que a gente quer”, frisou.
O projeto inclui a criação de uma unidade de beneficiamento de pescados na parada São Braz, no bairro de Plataforma. Para isso, os vagões do VLT serão adaptados e cada trabalhador terá direito a transportar até 240 quilos de mercadoria.
Construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), o VLT será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes.
A titular da Sedur, Jusmari Oliveira, explicou que as obras irão levar modernidade para o Subúrbio. “Esse equipamento vai dar uma qualidade de vida para a população do Subúrbio e da Região Metropolitana. É uma das maiores obras do país, cravando a marca desse governo, de modernidade, de cuidado com as pessoas, de segurança”, disse.
VLT de Salvador fortalecerá o Subúrbio como ponto turístico
Jornalistas, vereadores e lideranças de bairro foram convidados a realizarem o trajeto da Calçada até a Estação de Paripe em dois micro-ônibus, acompanhados do governador. Uma das modificações do novo projeto é que o deslocamento dos vagões ocorrerá sobre vigas-guias elevadas na maior parte do trajeto, sem causar interferência nas vias existentes e permitindo o livre acesso da população de um lado para o outro da linha. Antes, as casas eram separadas dos trilhos por muros que impediam a visão da paisagem, contemplada pela visão da Baía de Todos os Santos.
Outra proposta do projeto é que a antiga Fábrica São Braz, na praia de Plataforma, se transforme em um equipamento multiuso: com espaços para restaurantes, atividades comerciais, bares e apresentações.
“É uma obra que irá valorizar esse trecho, com todo respeito e cuidado tanto com o paisagismo como com o meio-ambiente. Temos as licenças ambientais. A relação com as comunidades é boa. Há uma confiança de que estamos cumprindo os prazos”, declarou o governador da Bahia.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a terraplanagem das obras está avançada. “O governador tinha herdado um contrato de VLT em elevado que tinha sido inviabilizado pela pandemia. Fizemos um esforço enorme para salvar o contrato, decidimos pela rescisão em tempo recorde. Licitamos a obra sem precisar licitar o projeto. Fizemos o projeto na Casa. Hoje a obra tem três vezes maior percurso e está em estágio avançado. Será de VLT que garantirá mais segurança à população, mais acesso a praia, sem precisar de muros”, disse.
Governador fala sobre especulação imobiliária no Subúrbio
Durante a visita ao canteiro de obras do VLT de Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, aproveitou a ocasião para alertar os vereadores sobre uma possível especulação imobiliária.
“Herdei o projeto inicial do governador Rui Costa e desde lá já tínhamos preocupação com o paisagismo. Inclusive quero aproveitar e me dirigir aos vereadores e vereadoras, pois acontecerá muita especulação imobiliária ao longo desse período. É natural”, afirmou. Conforme o governador, a obra tem sido executada com muito zelo e cuidado com os moradores e suas expectativas.
Porto das sardinhas – Durante a visita de ontem, moradores estiveram e membros da Comissão de Acompanhamento estiveram presentes. A marisqueira Geisa Britto, 40 anos, moradora do bairro de Plataforma, disse esperar que o transporte seja acessível par todos. “Estamos passando muita dificuldade durante esses últimos anos porque ninguém
mais vem comprar sardinha aqui. Antes o trem era R$0,50 e o quilo da sardinha R$1. Porque alguém vem aqui gastar mais de dez reais de transporte? Prefere comprar em outro lugar”, declarou.
Fonte: https://www.trbn.com.br/materia/I120681/governo-ja-entregou-39-km-de-trilhos-do-vlt-de-salvador
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