CBN – A estação de trem Varginha da Linha 9-Esmeralda, na Zona Sul de São Paulo, será inaugurada nesta segunda-feira (27), em evento com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A inauguração ocorre depois de 10 anos de atraso, já que previsão inicial de estreia da estação era no primeiro semestre de 2015. Em 2019, na gestão João Dória, a última promessa foi de entrega em 2021, ainda na pandemia, o que não se confirmou. As obras da CPTM começaram antes da concessão da linha à ViaMobilidade.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Um problema técnico provocou o atraso. No trecho entre as estações Bruno Covas/Mendes–Vila Natal e Varginha, os equipamentos elétricos não aguentavam a passagem dos trens. Diversos testes foram precisos para que os trens pudessem passar sem desarmar o sistema de energia.
A estação, localizada próxima à Avenida Paulo Guilguer Reimberg, começará a funcionar, inicialmente, com horário reduzido, das 10h até 14h. Já o terminal de ônibus ainda não tem previsão de operação.
O prefeito Ricardo Nunes ainda enfrentou um protesto de fornecedores que prestam serviços para a empresa de ônibus Transwolff. Nesta segunda-feira (27) termina o prazo de 30 dias para as empresas Transwolff e UPBus enviarem uma defesa prévia no processo de caducidade aberto por decreto municipal assinado por Nunes e publicado no dia 27 de dezembro.
As duas empresas prestam serviços de ônibus em São Paulo são investigadas por lavagem de dinheiro do PCC. Elas estão sob intervenção da Prefeitura desde abril de 2024, quando foram alvo de uma operação do Ministério Público Estadual.
O prefeito ouviu os manifestantes, que pedem uma agenda com o ele e com o secretário de transporte, Gilmar Miranda, porque temem perder a fonte de renda.
O grupo afirma que a empresa Transwolff tem apenas 300 ônibus de uma frota de 1.200 que operam na Zona Sul de São Paulo. Cerca de 900 são locados desses mini empresários e os donos dos veículos ameaçam paralisar o transporte, caso não sejam atendidos pela atual administração.
História da estação Varginha
A Estação Varginha foi construída em 1992 pela Fepasa e fazia parte da antiga ferrovia implantada décadas antes pela Estrada de Ferro Sorocabana.
Retorna à operação 24 anos depois de ter sido desativada. A antiga estação deixou de funcionar devido à precariedade da infraestrutura da linha, que tornava inviável a continuidade do serviço na época.
Seja o primeiro a comentar