O Globo – Quem circula de metrô pela Zona Sul tem enfrentado uma situação incômoda que já virou rotina: escadas rolantes desligadas. Estações como Cantagalo, Siqueira Campos e Largo do Machado estão entre as mais citadas por usuários que relatam o problema, muitas vezes enfrentado em diferentes horários do dia.
Segundo passageiros, as escadas são desligadas propositalmente, mas, em vez de informar claramente o motivo, a concessionária responsável pelo serviço alega “defeito”, o que é informado por meio de placas e avisos.
— O Metrô Cantagalo é o campeão. Costumo passar lá em horários alternados, e isso é frequente. Também já vi acontecer na estação Siqueira Campos e no Largo do Machado — relata Aline Machado.
O problema, segundo usuários, ocorre em diferentes estações. Outro usuário, que não quis se identificar, conta que às 17h30 do domingo, dia 6, a escada rolante da saída Siqueira Campos, na estação de mesmo nome, estava parada. O mesmo aconteceu na estação Cantagalo na noite de quarta-feira, dia 9.
— As escadas rolantes são essenciais para garantir o conforto e a acessibilidade dos passageiros, especialmente idosos, pessoas com deficiência, gestantes e quem carrega bolsas e mochilas pesadas. Quando estão desligadas, o deslocamento se torna mais difícil e exaustivo — observa.
A concessionária MetrôRio informa que, atualmente, a disponibilidade dos equipamentos de acessibilidade no sistema metroviário é de 95%. A empresa esclarece ainda que realiza regularmente revisões gerais e manutenção preventiva e corretiva.
Seja o primeiro a comentar