Metrô CPTM – O governo do estado abriu um novo crédito suplementar no valor de R$ 351,1 milhões destinado ao Metrô de São Paulo por meio do decreto nº 69.797 publicado em 11 de agosto.
O novo repasse ocorre após pouco mais de dois meses em que a gestão Tarcísio de Freitas havia destinado quase R$ 308 milhões para a companhia.
Assim como antes, a verba é reservada para as obras de expansão e modernização do Metrô, com destaque para a Linha 2-Verde.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O ramal que está sendo expandido até Guarulhos receberá R$ 197 milhões (56%), segundo o decreto. As obras hoje se estendem do poço Falchi Gianini, em Vila Prudente, até a Penha, mas já há terrenos sendo limpos na sequência do projeto.
A Linha 15-Prata, que passa por ampliação em suas duas pontas com mais três estações, receberá R$ 93,4 milhões, seguida pela Linha 17-Ouro, com R$ 28,3 milhões.
O ramal de monotrilho da Zona Sul está no pico de atividades e deve começar a operar de forma limitada em março de 2026.
Os R$ 33 milhões restantes serão divididos entre projetos da operação metroviária, portas de plataforma nas linhas 1, 2 e 3, recapacitação da Linha 1-Azul e elaboração de projetos da expansão metroviária.
Veja a tabela com a destinação dos recursos:

VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar