Gazeta de SP – O Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 351 milhões em crédito para a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O valor será repassado para a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). O repasse foi publicado na segunda-feira (11/8) no Diário Oficial do Estado.
Entre os repasses, a maior parte dos recursos será destinada à Linha 2-Verde, com R$ 196,7 milhões voltados à continuidade das obras de expansão. O processo de ampliação está sendo executado em duas etapas.
O trecho da Vila Prudente até Vila Formosa tem previsão de entrega em 2027, enquanto a segunda etapa, que estende a linha até a Penha, deve ser concluída em 2028.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
As obras já estão em estágio avançado em algumas estações, como Anália Franco (88%), Orfanato (85%), Santa Clara (83%) e Vila Formosa (60%).
Na fase final do projeto de ampliação da Linha 2 – Verde, a linha deverá ser estendida até Guarulhos, passando por cinco estações.
O restante do valor será distribuído da seguinte forma:
R$ 93,4 milhões para extensão da Linha 15 – Prata (Ipiranga – Cidade Tiradentes);
R$ 28,3 milhões para implantação da Linha 17 – Ouro (Jabaquara – São Paulo/Morumbi);
R$ 13,5 milhões para operação das linhas metroviárias;
R$ 6,9 milhões para modernização e recapacitação da Linha 1 – Azul;
R$ 6,1 milhões para elaboração de projetos de expansão da rede;
R$ 4 milhões para instalação de portas de plataforma nas Linhas 1 e 2.
Além disso, o projeto da linha entre São Paulo e o ABC Paulista já conta com ações de desapropriação. A Companhia deu início ao processo de cadastramento de imóveis para desapropriações na zona sul da capital paulista.
O crédito liberado será custeado com recursos do Tesouro do Estado, conforme previsto na Lei 18.078/2025, que altera a programação orçamentária estabelecida no início deste ano.
Fonte: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/metro-recebe-investimento-milionario-acelera-expansao/1161158/
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar