33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

SuperVia terá operação prorrogada até novembro enquanto Estado define nova concessão dos trens

Diário do Rio – A novela em torno da saída da SuperVia do comando dos trens urbanos do Rio ganhou mais um capítulo. Previsto para terminar nesta terça-feira (30/09), o contrato de operação, que liga a capital a outros 11 municípios e transporta cerca de 300 mil passageiros por dia, será mantido até novembro. A Secretaria Estadual de Transportes confirmou que o governo e a concessionária “estão concluindo as negociações para a implementação da transição”, levando em conta a complexidade do processo.

O serviço, iniciado em novembro de 1998, tinha prazo para acabar em setembro de 2025, segundo o acordo judicial que definiu a devolução da concessão no fim do ano passado. Mas a gestão estadual decidiu bancar a continuidade por mais alguns meses para evitar a interrupção do transporte. A operação extra deve custar cerca de R$ 140 milhões aos cofres públicos, além dos R$ 160 milhões já aplicados desde a homologação do acordo, dentro de uma verba total de R$ 300 milhões destinada a manter a malha funcionando.

Duas fontes ouvidas pelo jornal O Globo relataram que a extensão do contrato já circulava nos bastidores. Entre elas está o deputado Luiz Paulo (PSD), presidente da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias da Alerj. Ele marcou para 3 de outubro uma audiência pública para discutir a transição, com a presença da secretária de Transportes, Priscila Sakalen, e do presidente da SuperVia, Everton Trindade. Segundo o parlamentar, ainda sem anúncio oficial, a medida é necessária para garantir que “saindo a concessionária, tem evidentemente de ter um substitutivo” e que o estado assuma a operação até a escolha da nova empresa.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Enquanto a licitação não sai, um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria de Transportes, da Central Logística e da Casa Civil fiscaliza contratos e prepara o modelo da nova concessão. A tendência é que a futura operadora seja remunerada por quilômetro rodado, a exemplo do sistema das barcas, sem herdar dívidas da atual gestora.

O desafio é grande. A rede conta com 270 quilômetros de trilhos, 104 estações e uma frota de 201 trens, dos quais apenas 141 circulam. Há composições fabricadas nos anos 1980 e até unidades a diesel da década de 1950 em trechos não eletrificados. Problemas crônicos como furtos de cabos, intervalos irregulares, tráfico em áreas próximas e evasão de passageiros tornam a transição ainda mais delicada.

Fonte: https://diariodorio.com/supervia-tera-operacao-prorrogada-ate-novembro-enquanto-estado-define-nova-concessao-dos-trens/#goog_rewarded

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*