33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Trem que vai ligar SP ao interior já tem data para início das obras

Gazeta de SP – As obras do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, no interior de SP, estão marcadas para começar em maio de 2026.

A informação foi revelada por Pedro Moro, CEO da TIC Trens, em entrevista ao podcast Exame Infra, do portal Exame, na última quinta-feira (30/10).

O projeto prevê o início das intervenções pelo trecho entre Jundiaí e Campinas, onde as obras serão feitas do zero.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

A TIC Trens protocolará o pedido de licença ambiental para esse trecho em breve. A versão prévia da licença já foi aprovada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Já em abril de 2027, as maiores dificuldades deverão surgir com o início das obras no trecho entre Jundiaí e São Paulo, uma vez que a operação da Linha 7-Rubi será afetada pela construção.

Como funcionará
O Trem Intercidades partirá da estação Água Branca, em São Paulo, e chegará a Campinas, no interior paulista, em 64 minutos.

Veja abaixo os principais detalhes do projeto:

Trajeto: Água Branca – Campinas

Tempo de viagem: 1 hora e 4 minutos (64 minutos)

Velocidade máxima: até 140 km/h

Capacidade: 860 passageiros por viagem

Preço previsto da passagem: R$ 64

Fase do projeto
No momento, a TIC Trens está em busca das licenças ambientais para avançar com as obras do Trem Intercidades.

Segundo Pedro Moro, o projeto tem três diretrizes principais:

Elaboração de todos os projetos executivos de obra, estações, sistemas e energia;

Obtenção das licenças ambientais;

Desapropriações.

Essas diretrizes orientam a próxima fase do empreendimento.

Fonte: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/trem-que-vai-ligar-sp-ao-interior-ja-tem-data-para-inicio-obras/1166137/

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*