33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Tarcísio diz que vai reajustar passagem de trem e metrô baseado na inflação

CNN Brasil – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (18) que o valor das passagens de trem e metrô devem ser reajustadas em 2026 de acordo com a inflação.

A fala de Tarcísio ocorreu durante o evento de balanço anual de gestão, realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Segundo o governador, a decisão ainda será discutida e estudada juntamente com a Prefeitura de São Paulo, mas adiantou que a linha a ser seguida deve a mesma adotada nos últimos dois anos.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

“Não tem nada definido ainda, mas nós vamos sentar com a Prefeitura pra discutir (…) essa decisão tem que ser tomada esse ano”.

Além disso, a medida de se basear na inflação serve para manter a “sustentabilidade financeira” do sistema.

“Com relação a tarifa, é uma coisa que a gente ainda vai estudar, vai discutir. A linha que nós temos adotado e adotamos nos dois anos passados foi a de considerar a inflação no período como grande indexador aí da tarifa, para manter a sustentabilidade financeira do sistema, para manter o nível de aporte”, afirmou.

Tarifa atual

Atualmente, a tarifa dos trens e metrô de São Paulo é de R$ 5,20.

O valor sofreu reajuste em janeiro deste ano, aumentando R$ 0,20 em relação ao preço anterior.

À época, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o aumento foi decidido após uma análise de despesas, visando garantir a sustentabilidade financeira e cobrir os custos operacionais, como manutenção, infraestrutura e de pessoal.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/tarcisio-diz-que-vai-reajustar-passagem-de-trem-e-metro-baseado-na-inflacao/

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*