Metrô de Lima inicia testes operacionais

Após uma longa espera de 25 anos, o metrô de Lima começou a ser testado nesta semana, sempre carregado de entusiasmados passageiros que veem seus vagões como o início de uma nova era no transporte de massa na capital peruana.


O gerente de relações institucionais da linha 1 do metrô de Lima, Fernando Deustua, afirmou nesta sexta que “esta obra visionária”, que desde terça-feira está em período de testes, beneficiará milhares de usuários.


“Estaremos no período de testes pré-operacionais até domingo, para na próxima semana já iniciarmos a “marcha branca” (testes gratuitos por 30 dias) e depois cobrar pelo serviço, se a entidade reguladora autorizar”, explicou Deustua.


Assim que o sistema passar a funcionar em seu horário normal, de 6h às 22h, com os cinco trens que dispõe por enquanto, cerca de 125 mil pessoas deverão ser transportadas diariamente.


A construção do metrô foi iniciada durante o primeiro governo de Alan García (1985-1990), mas a crise econômica que o país enfrentou no final desse período e as suspeitas de superfaturamento a deixaram em abandono.


O plano foi retomado durante a segunda gestão de García (2006-2011), que o inaugurou em julho passado sem que estivesse totalmente pronto para atender o público. Nestes dias de testes, em que foram abertas ao público nove das 16 estações, famílias inteiras, estudantes e trabalhadores aguardaram com grande entusiasmo os trens e parecem ter esquecido os anos de espera para seu funcionamento.


Os trens, que foram fabricados em 1986, ano do início das obras, foram projetados, segundo Deustua, “para que possam funcionar nos próximos 30 anos sem problemas”. Para implementar toda a capacidade deste sistema ferroviário, o consórcio Metrô de Lima, integrado pela peruana Graña y Montero e a argentina Ferrovías, investiu US$ 280 milhões para comprar mais 19 trens, que serão entregues até o segundo semestre de 2013.


Segundo fontes da Autoridade Autônoma do Trem Elétrico, as obras da linha 1 custaram US$ 520 milhões, mais de cinco vezes o orçamento inicial.

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Fonte: Agência EFE

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