Planalto Norte fica fora da Ferrovia do Frango

A Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango, começará a ser construída em dois anos e terá um traçado de 862 quilômetros entre Dionísio Cerqueira e Itajaí.
O traçado foi confirmado pelo ministro dos Transportes, Cesar Borges, que esteve ontem em Chapecó para a assinatura do edital de lançamento do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o presidente da Valec, Josias Sampaio, participaram do ato que reuniu lideranças na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).


O ministro justificou a escolha do trajeto ao afirmar que o traçado até o Porto de Itajaí é mais barato e oferece melhor logística. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai, disse que o trajeto deve passar por Chapecó, Herval do Oeste e Santa Cecília. Mas o percurso pode variar em torno de 30 quilômetros ao Norte ou ao Sul deste eixo central. O estudo deve apontar três traçados prováveis, todos próximos destes municípios.


Mobilização


Apesar do traçado da Ferroavia do Frango já estar praticamente definido pelo Governo Federal, o deputado estadual Antônio Aguiar e deputados estaduais da região de Joinville iniciaram um movimento para que o traçado da ferrovia, passe também pelo planalto Norte do Estado até chegar aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.


O assunto foi discutido na tarde de sexta-feira (7), em audiência pública da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij).


Os deputados que representam o Norte do estado sugerem que a ferrovia, na altura de Joaçaba, seguisse até Porto União para, então, aproveitar o leito já existente entre Mafra e o Porto de São Francisco do Sul. Com isso, na avaliação dos parlamentares, haveria uma redução de até R$ 1,5 bilhão no custo da obra, já que seria necessária a construção de apenas 150 quilômetros de trilhos entre Joaçaba e Porto União.


Porém o Governo Federal já anunciou que o percurso original pode variar em torno de 30 quilômetros ao Norte ou ao Sul deste eixo central.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Portal de Canoinhas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0