Horizonte ferroviário: promissor e produtivo

A Ferrovia Oeste Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), será licitada até o final deste mês. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ontem (16), durante a entrega do Prêmio Revista Ferroviária.


O governo federal já anunciou que o orçamento da União em 2010 disponibilizará R$ R$ 1,046 bilhão para o início das obras da ferrovia, que posteriormente deve ser oferecida a investidores privados, como aconteceu com a Norte-Sul. As obras da ferrovia foram divididas em três etapas: Ilhéus-Caetité (BA); Caetité-Barreiras (BA); Barreiras-Figueirópolis (TO).  A Mineração Minas Bahia (Miba), adquirida pela Steel do Brasil Participações, pretende transportar sua produção pela via.


Paulo Sérgio Passos foi o escolhido como Ferroviário do Ano e recebeu o troféu durante a solenidade.


Em seu discurso, destacou a revitalização da estrutura ferroviária brasileira de carga e passageiros e falou sobre a expectativa da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que irá ligar Uruaçu (GO) a Vilhena (RO); a estruturação de mais de 10 mil km de linhas em bitola larga no País; a ampliação da Ferrovia Norte-Sul; o andamento da Transnordestina; a licitação das obras da Ferrovia Oeste-Leste; os projetos em transporte de passageiros, como o VLT; os investimentos e as expectativas da indústria ferroviária.


O secretário explicou que o Brasil ficou muitos anos sem investir em infraestrutura e que agora está desenvolvendo projetos que correspondam ao dinamismo do País.


“O horizonte para a área ferroviária brasileira é promissor e produtivo”.


Passos é o principal interlocutor do setor ferroviário no Ministério dos Transportes e foi escolhido como o Ferroviário do Ano por seu trabalho e empenho pelo setor.


O diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller, enfatizou que nos últimos anos o transporte de cargas e passageiros se transformou, passando de desatualizado e descapitalizado a moderno e dinâmico, atraindo investimentos.


“Não houve um fato responsável por essa transformação. Houve sim um processo de mudança na economia e na sociedade brasileira, ao qual a ferrovia, como um organismo saudável, soube reagir e acompanhar”.


Representantes do BNDES (melhor agente financeiro); Fibria (melhor cliente); Grupo Poyry (melhor consultora); Norberto Odebrecht (melhor construtora); MWL Brasil (melhor fabricante de componentes); Poli/USP (melhor instituição de ensino); AmstedMaxion (melhor indústria de carga);  Alstom (melhor indústria de passageiros); MRS Logística (melhor operadora de carga); Log-In (melhor operadora intermodal); e CPTM (melhor operadora de passageiros) participaram do evento e receberam a premiação.

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