A TL, operadora do metrô de Lausanne, iniciou hoje a operação comercial da nova linha do metrô. O trajeto coberto pelo primeiro metrô completamente automatizado da Suíça inclui uma inclinação que chega a 12% em certos trechos, um recorde mundial para um metrô. Composta de 15 trens pneumáticos, a frota é capaz de transportar até 220 passageiros com perfeita aderência aos trilhos e atingindo uma velocidade máxima de 60 km/h.
Os trens de metrô com rodas pneumáticas (pneus) são utilizados especificamente em linhas que possuem grandes inclinações (rampas) ou que necessitem de grandes acelerações durante a operação. A principal razão para sua utilização é a alta aderência dos pneus em comparação às convencionais rodas de aço, normalmente utilizadas na grande maioria dos trens e que não atenderiam a performance e a segurança exigida para estas condições.
Esse “elevador urbano” com 6 km de comprimento atende a 14 estações, conectando as margens do Lago Leman ao ponto mais alto da cidade em 18 minutos, compreendendo uma diferença de altura de 338 metros entre os dois terminais.
O m2 irá transportar 25 milhões de passageiros por ano, com o máximo de conforto, velocidade e segurança. Ele fornece conexões com a rede ferroviária urbana, regional e nacional.
Como parte do projeto, viabilizado por meio de uma licitação em 2002, a Alstom forneceu, além do material rodante, o sistema de sinalização URBALIS, que provê informações aos passageiros e vigilância por vídeo, e a eletrificação de toda a linha. A Alstom também tem trabalhado com as equipes do cliente na gestão completa do sistema de transporte, e será responsável por fazer a manutenção do material rodante por um período de cinco anos.
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