Segundo notícia recém divulgada, o controle dos ativos da Ferrovia Novoeste colocados à venda pelos fundos de pensão Funcef e Previ está sendo disputado por cinco grupos: o consórcio coreano (Asila) Asia Latin Marketing Center, os chineses Jiancsu Zhongye Iron & Steel, a boliviana Ferrovia Oriental , os brasileiros da (ALL) América Latina Logísitica e a Equipav.
A antiga Estrada de Ferro Noroeste que corta o Brasil de leste a oeste ,desde a sua concepção no Império e sua criação no começo do século XX, tinha como objetivo possibilitar ao país uma saída para o Pacífico.
Cem anos depois de sua construção a explicação para o interesse dos investidores é a possibilidade da ferrovia se transformar num sistema logístico de dimensão continental interligando o Atlântico ao Pacífico.
Do porto de Santos ao porto de Antofagasta no Chile,deslocando a função geopolítica da canal do Panamá.
Serviria ainda ao projeto de integração da América do Sul e encurtaria a ligação Brasil-Ásia em 7 mil quilômetros.
O setor ferroviário poderia se tornar uma potência com a viabilização deste corredor econômico, facilitando acesso aos mercados da Ásia.
Existe uma luz no fim do túnel. A longa trajetória de abandono e obsolescência que a Novoeste submeteu a Estrada de Ferro Noroeste pode estar chegando ao fim e Bauru pode pensar em reviver os dias de glória da ferrovia.
Seja o primeiro a comentar