A diretoria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou dois financiamentos, no valor total de R$ 176,6 milhões, para obras de construção e modernização dos metrôs do Rio e de Fortaleza. Um deles, de R$ 34,3 milhões, para o Rio e outro, de R$ 142,3 milhões, para o Ceará.
O apoio para o metrô de Fortaleza será destinado à construção do primeiro estágio do Metrofor, o da linha Sul, trecho entre as estações de Vila das Flores e João Felipe. O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento e está orçado em R$ 804,3 milhões, dos quais o BNDES participará com 17,7%.
O financiamento para o metrô carioca será para adequação da estrutura operacional a novas tecnologias de tráfego e bilhetagem. A participação do banco é de R$ 34,3 milhões, que equivalem a 62% dos R$ 55,6 milhões orçados para o projeto. Os recursos serão destinados a investimentos na remodelação dos carros de passageiros, em Tecnologia de Informação, em engenharia de tráfego e em manutenção. Os carros passarão por reformas para comportar maior número de passageiros.
Apoio ao Metrô RJ e SP – O BNDES financia o metrô de São Paulo desde a década de 80, tanto na aquisição de grande parte da frota de trens quanto na realização de diversos investimentos, especialmente na linha 3. Entre eles, a implantação do sistema de sinalização, da subestação Barra Funda e do Pátio do Itaquera.
O Banco aprovou financiamento de expansão da linha 2 – Verde, entre Alto Ipiranga e Vila Prudente e três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente), além de um pátio para estacionamento e manutenção e aquisição de 16 trens e seis carros. O crédito foi de R$ 1,6 bilhão e o investimento total de R$ 2,1 bilhões.
As expansões do Metrô de São Paulo permitiram que a rede atual, com 4 linhas em funcionamento e 61,3 quilômetros de expansão, transporte 3 milhões de passageiros por dia.
O BNDES também financiou a estruturação do sistema metroviário do Rio de Janeiro, desde 1982. O apoio representou o equivalente a cerca de R$ 1,7 bilhão, 61% dos investimentos totais.
Os principais itens implantados com financiamento do BNDES foram a expansão da linha 1 , a aquisição de trens e a expansão da linha 2 até Pavuna. Atualmente, estão em implantação com financiamento do banco a conclusão do Programa de Recuperação Operacional das linhas 1 e 2 e a expansão da linha 1 entre Cantagalo e General Osório.
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