A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Americana, por meio do promotor Oriel da Rocha Lima, deverá agendar, até o fim do mês, uma reunião com representantes da América Latina Logística (ALL) e de órgãos técnicos para avaliar a viabilidade do Plano de Contenção para a linha férrea que corta a cidade.
A empresa foi notificada no início do ano pela má conservação dos trilhos e dormentes do sistema de transporte que corta a Região Metropolitana de Campinas (RMC), especificamente o trecho de Americana. No último dia 12, a ALL apresentou um plano de recuperação da malha com um investimento de R$ 20 milhões.
“Vamos avaliar a pertinência deste relatório, para efetivamente atender ao interesse público. Caso o relatório contemple as medidas necessárias para evitar novos descarrilamentos, o Ministério Público pode firmar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a ALL para finalizar as medidas”, disse o promotor.
Ele confirmou ter recebido o pedido da Câmara de Americana para interditar o trecho que corta a cidade, mas disse que qualquer decisão no momento seria precipitada. “Somente depois da análise do plano de melhorias é que podemos avaliar a interdição, cujo pedido nós já recebemos”, informou.
Atualmente, a malha férrea da RMC recebe uma carga oito vezes maior do que os trilhos podem suportar: seis mil toneladas por composição sendo que a estrutura foi construída para receber 750 toneladas. A série de descarrilamentos nos últimos anos estaria relacionado ao excesso de peso e à má conservação da via.
A ALL contesta a base do cálculo do peso suportado pela malha ferroviária. A concessionária informou que ele deve ser feito a partir da tonelagem em cada eixo do vagão e não sobre a tonelagem da carga. No entanto, a empresa admite que a linha precisa ser recuperada e que, por isso, investirá R$ 20 milhões. Por meio de assessoria de imprensa, a ALL disse ainda que aguarda a convocação do Ministério Público para esclarecer o Plano de Contenção, Ação e Manutenção.
De acordo com o documento da Promotoria, o trecho da região apresenta sinais evidentes de deterioração e apodrecimento das madeiras e dormentes.
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