Já estão circulando os primeiros trens reformados na Linha 11 Coral – antiga Linha E Luz-Estudantes, no trecho Guaianazes-Estudantes, da CPTM. Totalmente revitalizadas, as composições vão melhorar as condições de conforto, segurança e confiabilidade aos usuários das cidades da Região do Alto Tietê atendidas pela linha: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. Até o final deste ano, toda a frota entre Guaianazes e Estudantes será totalmente reformada.
As duas unidades somam-se aos 15 trens já recuperados para a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana, antiga Linha F]. As melhorias fazem parte do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no qual o Estado de São Paulo investirá mais R$ de 17 bilhões até 2010 no setor. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície.
Trem série 4.400
O trem da série 4.400 [em operação desde 1981], de seis vagões e capacidade para 1.600 passageiros, passou por uma profunda reforma. As partes externas e internas dos carros receberam pintura. Todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado, com novo revestimento. As portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a sua abertura indevida, e itens de acessibilidade foram incluídos, a exemplo do sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. A parte externa das portas adquiriu estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma.
Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma revisão geral, incluindo a troca de componentes danificados. O trem conta, ainda, com um novo registrador de eventos, uma espécie de caixa preta. Houve também a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste destas e dos trilhos. Os serviços foram realizados pelo consórcio T’Trans/MPE.
Trem série 1.400
Há 30 anos em operação, o trem da série 1.400, de 6 vagões, com capacidade para 1.800 usuários, foi revitalizado com a troca dos bancos, piso, revestimento interno, balaústres e pega-mãos, folhas de policarbonato das janelas e portas, pinturas interna e externa e ampliação da cabine do maquinista. O console de comando também passou por modificações, como a unificação das funções de freio e tração em uma mesma alavanca, facilitando sua operação.
A exemplo da série 4.400, este trem também conta com sistema de travamento de portas e itens de acessibilidade [sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas e estribos]. A empresa IESA é a responsável pelas intervenções. Ambas reformas tiveram a fiscalização da Gerência de Manutenção do Material Rodante da CPTM.
Frota mais moderna
O Programa de Modernização dos Trens da CPTM engloba a reforma de 45 trens. Orçado em R$ 374 milhões, o projeto é realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é chegar a mais de 3 milhões de passageiros transportados em 2010.
Plano de Expansão STM
Até 2010, serão investidos mais de R$ 17 bilhões no transporte metropolitano, o maior já feito no setor. A Região Metropolitana de São Paulo terá 240 km de transporte sobre trilhos com qualidade de metrô. Também foram encomendados 99 novos trens de última geração, dos quais quatro já estão em operação na Linha 9-Esmeralda, da CPTM.
Os investimentos visam aumentar em 55% a quantidade de passageiros transportados e diminuir em 25% o tempo médio de viagem no sistema. Para se ter uma idéia, o passageiro que faz o percurso, ida e volta, entre Largo Treze e Sé ganhará diariamente quase duas horas. Entre Vila Prudente e Santo Amaro, serão
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