O metrô de superfície, principal promessa da campanha eleitoral do prefeito de Vitória, João Coser (PT), pode entrar no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Pelo menos foi isso que revelou o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, José Carlos Xavier Grafite, que veio a Vitória para participar do 62º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito.
“Um dos projetos que tem sido avaliado pelo Governo Federal é o de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O que nós estamos defendendo é que o projeto desse sistema seja colocado em debate para o financiamento do governo federal. Nós estamos trabalhando para que isso (o metrô de superfície) seja colocado dentro do PAC. Sem dúvida nenhuma o Governo Federal pode vir a participar do financiamento desse projeto”. Ele afirmou que ainda há janelas para colocar alguns projetos no PAC e o VLT em Vitória é uma das intenções.
Para o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana os problemas de trânsito existem devido a uma opção de mobilidade centrada no uso do automóvel. Segundo ele, é uma opção existente na maior parte das grandes cidades do mundo. O secretário destacou que obras viárias têm uma vida útil muito pequena quando novas alternativas não são criadas. De acordo com Grafite, o melhor caminho é investir em transporte coletivo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“A solução do trânsito não está em resolver o problema do automóvel, está em melhorar as condições do transporte coletivo, criar corredores exclusivos com prioridade para os ônibus, mais metrôs, trens regionais, ou seja todos os modos de transporte se integrando numa rede para atender melhor a população das cidades brasileiras”, argumenta.
Integração
Para o secretário a melhor opção para a Grande Vitória seria a criação do metrô de superfície, integrando esse novo sistema ao já existente, o Sistema Transcol. Ele acredita que com essa união e com a criação de baias exclusivas para coletivos, o transporte coletivo capixaba daria um salto de qualidade e os congestionamentos seriam menores.
“O congestionamento que existe é de veículos. Nós temos condições de tirar as pessoas dos engarrafamentos se nós produzirmos corredores de ônibus adequados e um sistema integrado”. Grafite defende a racionalização da rede para reduzir os custos repassados aos usuários.
Ele ainda salientou que deve haver uma união entre as redes estaduais e muncipais de transporte – os chamados consórcios metropolitanos.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Táurio Tessarolo, disse que até setembro a população de Vitória deve ter uma resposta da possibilidade da implantação do metrô de superfície na Grande Vitória. No dia 9 de maio a Prefeitura de Vitória vai apresentar um diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana. Em seguida serão apresentadas as alternativas e em setembro as propostas. Tessarolo confirmou que o governo federal analisa as propostas de transporte feitas pelos capixabas e comemora o interesse do Governo Federal em apoiar mudança estruturantes para a solução do problema da circulação urbana em Vitória.
O prefeito João Coser que faria o discurso de abertura do 62º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito não compareceu ao primeiro dia do evento, que termina nesta sexta-feira, e é realizado no Centro de Convenções de Vitória. O prefeito foi representado pelo secretário de Transportes da Capital, Domingos Sávio Gava.
Seja o primeiro a comentar