A MRS Logística, concessionária de ferrovia que opera 1,7 mil quilômetros de trilhos entre três os Estados, promete reagir à solução dada pelo governo para acesso da Brasil Ferrovias (BF) à margem direita do Porto de Santos. A Resolução 945 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada ontem no Diário Oficial da União, determinou que a Brasil Ferrovias (controladora da Ferronorte, Novoeste e Ferroban) terá um ano para construir uma linha com bitola mista (estreita e larga) num trecho de 18 quilômetros que cobrirá toda a margem direita do Porto de Santos entre os pátios de Perequê e o de Valongo, na Baixada Santista. O trecho foi concedido na privatização a MRS e é um antigo litígio entre MRS e BF. Procurada para falar sobre a discordância, a Brasil Ferrovias não se pronunciou.
Segundo Julio Fontana, presidente da MRS, além de ceder a faixa para a Brasil Ferrovias construir nova linha, o custo será subsidiado pela tarifa paga à MRS. `Não acho que a empresa tenha de pagar investimentos de outras empresas`, reagiu o presidente da Companhia. Vinte por cento da tarifa sobre o direito de passagem pago à concessionária responsável pelo trecho será descontado para custear o investimento da Ferroban. Segundo o presidente, a MRS deixará de receber cerca de R$ 0,50 por toneladas.
A MRS alega que a Brasil Ferrovias não enfrenta qualquer restrição para cruzar o trecho entre Perequê (limite da linha sob concessão da BF) ao Porto de Santos, portanto não haveria necessidade de construção de uma nova linha neste trecho. A empresa diz que a linha tem uso de só 40% da capacidade.
A resolução também acaba com o regime de tráfego mútuo, em que as concessionárias recebem autorização de trânsito num trecho mediante o uso de uma locomotiva de outra empresa. `Haverá apenas o regime de direito de passagem, no qual ambas as concessionárias poderão transitar com as próprias locomotivas`, diz.
Fontana disse, porém, que os critérios para definição da tarifa para esse regime foi alterado e que a mudança reduz em 20% as receitas da MRS. `Vamos avaliar a resolução e quais os impactos sobre a companhia. Ainda não sabemos qual os efeitos econômicos`, disse Fontana. A concessionária afirmou que anunciará até a sexta-feira qual medida tomará.
A MRS quer saber se as mudanças na Baixada Santista podem ser compensadas com melhor acesso da concessionária ao interior de São Paulo. Hoje, a MRS busca ou leva cargas em Campinas, Paulínia, Pederneiras e Alumínio. `Precisamos saber se há uma compensação.` A concessionária tem interesse em atender o interior de São Paulo. Se as contas mostrarem prejuízo, a MRS vai reagir.
MRS condena solução dada pelo Governo
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar