Brasileiro poderá viajar de TAV por R$ 130

A passagem do trem-bala que deve ser construído ligando o Rio de Janeiro a São Paulo pode sair por apenas R$ 130 para os brasileiros, uma média entre os preços atuais do tíquete de ônibus (na faixa dos R$ 90) e de avião (entre R$ 150 a R$ 400). A informação é do Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, com base em um estudo de mercado realizado pela empresa italiana Itauplan.


” Aqui no Brasil será uma nova maneira da população se locomover, mais segura, confortável e confiável “


Lopes comentou o valor durante a apresentação da primeira proposta para o Trem de Alta Velocidade (TAV), pelo consórcio japonês Jorsa, formado por Mitsubishi, Mitsui, Kawasaki e Toshiba. O secretário destacou a segurança deste meio de transporte e disse acreditar que com a ligação entre Rio e São Paulo será criada uma megalópole. Também devem apresentar propostas grupos coreanos, franceses e alemães.


– O TAV, no Japão, quando registra atraso é de no máximo 18 segundos. Aqui no Brasil será uma nova maneira da população se locomover, mais segura, confortável e confiável – garantiu o secretário, acrescentando que este trará novas possibilidades de crescimento econômico nas regiões por onde o traçado passar.


Os representantes das empresas japonesas definiram, através de estudos, que a velocidade comercial máxima do TAV brasileiro seria de 320 km/h. A linha poderia operar cinco trens por hora, com oito carros, atendendo aproximadamente três mil passageiros/hora. A viagem entre Rio e São Paulo teria uma duração de 80 minutos.


O projeto deve ter investimentos entre US$ 9 e US$ 17 bilhões. Em outubro, será apresentada a versão final do estudo de viabilidade e a licitação para o início das obras deve ser realizada no início de 2009. O governo federal, um dos financiadores do empreendimento, tem pressa, pois o projeto deve ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil.


De acordo com o plano de investimento em transportes para o evento, apresentado nesta segunda-feira pela ministra Marta Suplicy , serão destinados R$ 15,3 bilhões ao trem-bala.


Prazo só pode ser definido a partir do estudo de viabilidade


Entretanto, um dos representantes do grupo japonês que apresentou a proposta para o trem-bala RJ-SP lembrou que o governo deve definir o traçado que será utilizado e tratar a questão da desapropriação e a licença ambiental. Só depois disso será possível calcular em quanto tempo o projeto ficará pronto.


” Aqui no Brasil será uma nova maneira da população se locomover, mais segura, confortável e confiável “


O estudo de viabilidade está sendo feito pelo consórcio que venceu a licitação realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em janeiro deste ano. Este é formado pelas empresas brasileiras Balman Consultores Associados e Sinergia Estudos e Projetos, e a inglesa Halcrow Group, que fez estudo para Eurotúnel (que liga Inglaterra e França sob o Canal da Mancha).


– Para que o Shinkansen (trem-bala) tenha sucesso no Brasil, como foi no Japão, é necessário que os usuários tenham confiança no TAV. Isso se consegue através de segurança, estabilidade e flexibilidade na operação do sistema, pontualidade, conforto, e a redução da poluição ambiental – afirmou Massao Suzuki, vice-presidente da Mitsui no Brasil.


Para Suzuki, para o sucesso do empreendimento é importante que se explore outras receitas além da renda obtida com a venda de passagens, como shopping centers, escritórios e edifícios comerciais, hotelaria e publicidade.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Globo Online

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0