O secretário Julio Lopes se reuniu nesta segunda-feira (8/9) com os presidentes das concessionárias de transportes Metrô Rio, Supervia e Barcas S/A e da Fetranspor, para mais uma rodada de discussão sobre a implantação do Bilhete Único na Região Metropolitana do Rio, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado. As concessionárias se propuseram a entregar ao governo, em até 15 dias, um documento com os fundamentos e os pré-requisitos sob a ótica delas para a implantação do bilhete.
Na reunião, a Trends Engenharia e a Oficina Consultores – empresas de consultoria que participaram da implantação do Bilhete Único de São Paulo e são contratadas para fazer a modelagem do Rio – apresentaram dados que mostram que o combate eficaz ao transporte ilegal e irregular de passageiros seria o principal instrumento para implantação do Bilhete Único no Estado do Rio.
Os cálculos feitos pela consultoria mostram que, anualmente, o transporte pirata movimenta de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões. Receita que, se revertida para o sistema formal, seria capaz de viabilizar a implantação do sistema. No total, o transporte irregular representa 35% das receitas do setor de transportes na Região Metropolitana do Rio.
Foi consenso entre os operadores e o governo que o combate à irregularidade e à informalidade no setor são as principais etapas a serem vencidas para a implantação do Bilhete Único. O estudo feito pelas consultorias mostra ainda que 92% dos passageiros fazem até duas viagens no período de duas horas. O que mostra que, este período é adequado para a implantação do modelo proposto. O próximo passo para continuação do projeto será a análise dos custos desse novo sistema por modal de transportes.
– A equação do Bilhete Único no Rio é uma equação complexa, uma vez que o sistema de transportes aqui é operado pela iniciativa privada e não há previsão de o estado entrar com subsídios. Mas aos poucos estamos avançando. E o que é mais importante é que hoje o Bilhete Único passou a ser um tema relevante para a sociedade, disse Julio Lopes.
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