Entrevista com Julio Lopes

Na viagem que fez à Ásia, em março, acompanhando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Transportes, Julio Lopes, aproveitou para conhecer o estado-da-arte do sistema de transportes do Japão, China e Coréia. O foco principal da missão do governo do Rio de Janeiro foi conhecer empresas com potencial tecnológico para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar o Rio a São Paulo.


Em entrevista ao Jornal dos Transportes, o secretário Julio Lopes se disse impressionado com as novas tecnologias adotadas por lá e falou das perspectivas de parcerias com as empresas asiáticas para consolidar o projeto do trem-bala, além do fornecimento de equipamentos para o metrô e trens urbanos. Veja a entrevista:
     
JT OnLine:  Qual o resultado prático de sua viagem à Ásia? Foi firmado algum, convênio ou intenção de investimento para o setor de transportes de massa do RJ?
     
Julio Lopes: A viagem foi extraordinariamente proveitosa. No Japão – nossa primeira parada – pude constatar que Tóquio avançou muito do ponto de vista do transporte. Tinha estado lá há dez anos e é visível a melhora da capital e de todo o Japão, no sentido da administração do transporte, que mudou completamente aquela sociedade. Fizemos contatos extraordinários e focamos relativamente na questão do Trem de Alta Velocidade (TAV).


Na Coréia nós tivemos uma visão voltada para o TAV, mas discutimos muito também a questão dos trens suburbanos e do metrô do Rio de Janeiro e todas as possibilidades acerca deste assunto.


Finalmente, fomos para a China, onde participei de uma programação intensa no China Development Bank, equivalente ao nosso BNDES, e que é o grande financiador das obras de infra-estruturas da China. O responsável pelo banco, que também é vice-governador de Pequim, virá ao Brasil em abril. Espero que essas visitas sejam o início das negociações e que nós possamos materializar uma associação com eles, para compra de equipamentos para a Supervia e o Metrô. Nosso objetivo na viagem foi despertar o interesse da China no investimento do transporte sobre trilhos e para que nós tenhamos ganhos, com preços menores e qualidade maior.
 
JT OnLine:  E sobre o Trem de Alta Velocidade, alguma novidade?
     
Julio Lopes: O projeto tem foco total do governo e, efetivamente, terá um avanço grande. Acho que estamos caminhando com uma perspectiva muito boa de que esse projeto se materialize.
 
JT OnLine:  Que empresas o senhor teve oportunidade de conhecer e qual a expectativa sobre a participação delas em projetos de transportes para o Estado?
     
Julio Lopes: Nós avançamos muito no diálogo com as empresas, sobretudo a Mitsui, que é quem vai coordenar, pelo Japão, o projeto do TAV e, provavelmente, vai liderar o projeto no Brasil. O presidente da Mitsui nos recebeu e disse ao governador Sérgio Cabral que era a primeira vez que eles recebiam uma comitiva sul-americana. É uma empresa que tem um faturamento de U$ 240 bilhões de dólares/ano e capacidade de coordenar a gestão de projetos como esse. Nós mantivemos contato com representantes de todas as corporações que vão fazer parte desse projeto, como a Mitsubishi, Kawasaki, Toyota, entre outras.
 
JT OnLine: O governador Sérgio Cabral se disse impressionado com o planejamento das cidades coreanas, com a estratégia de construir cidades ao longo do percurso das linhas de trem-bala, para descentralizar núcleos urbanos e desenvolver regiões mais distantes. Este é um dos fatores que podem determinar a construção de estações em Resende, Volta Redonda, Taubaté e Campinas, por exemplo?
     
Julio Lopes: Foi muito interessante, pois eles nos mostraram uma cidade chamada Asan, que está sendo construída em torno do TAV. Eles constroem a linha, demarcam as áreas destinadas à infra-estrut

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Fonte: SETRANS-RJ

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