CFN prevê aumento na movimentação de minério

A CFN pretende elevar o volume transportado de minério de ferro para 120 mil tonelada/mês até o final de 2006, o que equivale a um aumento de 140%. O crescimento da movimentação deve ocorrer a partir da conclusão dos projetos da Mhag Serviços de Mineração para o aumento da capacidade da mina de Jucurutu (RN), informou o acordo com o diretor Comercial, Ângelo Baptista. “Hoje, realizamos o transporte de cerca de 50 mil toneladas/mês e esperamos apenas o sinal verde da mineradora para iniciar os investimentos na via permanente.”


Baptista disse que os recursos para as melhorias na infra-estrutura da via já foram liberados pelo BNDES. A previsão é investir no segundo semestre cerca de R$ 17 milhões no trecho que liga a jazida da mineradora, em Juazeirinho, na Paraíba, ao Porto de Suape (PE). “No início do contrato, foram investidos cerca de R$ 4 milhões na recuperação da via permanente, troca de dormentes, recuperação de lastros e na melhoria da infra-estrutura.” O diretor afirmou ainda que, pelo contrato, assinado em agosto de 2005, o volume do transporte de minério de ferro pode chegar a 200 mil toneladas/mês.


“O crescimento da movimentação será gradativo”, disse Baptista, acrescentando que para a ampliação do transporte, “serão necessários investimentos da mineradora na conclusão de um pátio de transbordo no município paraibano de Juazeirinho e um pátio de cargas em Suape.” Além disso, a Mhag estuda o potencial de exploração de outras minas no nordeste, como a de São Mamede, na Paraíba.  O investimento da operadora para atingir 200 mil toneladas de minério de ferro por mês será de R$ 60 milhões em melhorias da via permanente, e R$ 10 milhões em material rodante (locomotivas e vagões).


A CFN realiza o transporte de minério em duas composições com 17 vagões cada. O minério é transportado por caminhões da mina de Jucurutu (RN) em um percurso de 180 quilômetros, até um pátio de estocagem próximo à estação ferroviária de Juazeirinho, na Paraíba. Desta estação, o produto é transportado por ferrovia até o Porto de Suape (PE) para exportação.


 

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Fonte: Folha de São Paulo

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