Governo de Minas assina decreto para reativar a linha de trem que liga Ouro Preto a Belo Horizonte

Mais Minas – O Governo de Minas Gerais assinou um decreto que prevê a reativação da linha de trem que liga Ouro Preto a Belo Horizonte. O transporte ferroviário passa por Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima e Itabirito. A proposta é que o trecho seja para transporte de passageiros. No entanto, a antiga linha férrea em Itabirito foi retirada para a construção de uma avenida chamada José Farid Rhame.

O decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) trata da regulamentação da Lei 23.748/2020 que viabiliza a ativação de linhas ferroviárias de menor extensão, conectada à vias férreas de maior alcance. A ideia é que uma iniciativa privada atue nessas linhas através de uma outorga, que é o direito de uso emitido pelo estado.

Além da linha que liga Ouro Preto à capital, o decreto inclui 19 projetos pré-definidos, divididos em transporte de cargas e de passageiros. Em Minas Gerais, os investimentos podem chegar a R$ 26,7 bilhões em obras de construção de ferrovias, material rodante e instalações fixas.

Em 2019, foi considerada a reativação do trecho ferroviário conhecido como “Linha Mineira” para ser uma alternativa segura para ligar Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana, por conta das ameaças de rompimento de barragens às margens da BR-356 e, além do forte apelo turístico. A iniciativa era tida pela Vale, mas que não se concretizou até então. Neste ano, a ideia retornou através do Governo de Minas Gerais, mas ainda sem iniciativa privada definida para arcar com a reativação da linha férrea.

Fonte: https://maisminas.org/turismo/2021/06/23/reativar-linha-trem-ouro-preto-belo-horizonte/

6 Comentários

  1. O decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) trata da regulamentação da Lei 23.748/2020 que viabiliza a ativação de linhas ferroviárias de menor extensão, conectada à vias férreas de maior alcance. A ideia é que uma iniciativa privada atue nessas linhas através de uma outorga, que é o direito de uso emitido pelo estado. Mas as maioria da cidades Belo Horizonte Capital, Sabará, Raposos, Rio Acima, Itabirito e outras cidades ao longo do Trajeto estão todas invadidas por moradias e no Caso de Raposos se tornou uma grande avenida asfaltada. Como o Governador pretende fazer com que este projeto seja concluído efetivamente?

    • A linha nunca deixou de existir como patrimônio da união, portanto as supostas avenidas de Itabirito e Raposos serão tratadas como qualquer invasão. O choro é livre.

  2. A linha desapareceu não somente em Itabirito. Ao longo do antigo trecho Ouro Preto – Belo Horizonte, certamente vários trechos tiveram seus dormentes e trilhos retirados pelos saqueadores de plantão, enquanto outros já foram invadidos.
    O projeto dificilmente será implantado pelo alto custo de construção, problemas legais ambientais e desapropriações necessárias. Por outro lado, a operação ferroviária seria inviável por que a tarifa social possível associada à baixa demanda, não permite cobrir os custos operacionais.

    • Quem invade não tem direito a indenização. E isso vale para as prefeituras que fazem avenidas sobre o leito de ferrovias ainda consideradas patrimônio da união, como a linha mineira. Assumiram o risco, agora que saiam do caminho sem criar problemas.

  3. “No entanto, a antiga linha férrea em Itabirito foi retirada para a construção de uma avenida chamada José Farid Rhame.” Esse é o mal do Brasil, tiram os trilhos para colocar asfalto.

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