MT Agora – Dando sequência ao processo que antecede a construção da Ferrovia de Integração Estadual, que ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, será realizada, no dia 13 de dezembro, uma audiência pública para tratar do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA. O encontro será on-line e acontecerá de maneira simultânea em todos os municípios que serão beneficiados com os trilhos.
Em Lucas do Rio Verde, a audiência será na Câmara de Vereadores, com início previsto para às 9h. Durante o evento, autoridades, entidades de setor e o público geral poderão participar enviando perguntas. Os questionamentos devem ser feitos de maneira antecipada no site: ferroviamt.com.br/audiencia-publica.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), o estudo que será apresentado em audiência. Também tiveram acesso ao documento de forma antecipada o secretário de Administração, Alan Togni, e a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.
Além de Lucas do Rio Verde, o assunto também será discutido nos municípios de Cuiabá, Campo Verde, Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Jaciara, Nova Mutum, Rondonópolis e Primavera do Leste.
Sobre o traçado
Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no estado do Mato Grosso, a empresa Rumo realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia LIDAR e NIR e verificações em campo.
Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.
Seja o primeiro a comentar