A partir desta segunda-feira, os usuários do metrô de Belo Horizonte não são mais obrigados a trocar de vagões entre as estações São Gabriel e Vilarinho. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o fim do transbordo só foi possível com a inauguração da sinalização automática de segurança entre as estações.
Desde as 5h45 desta segunda, os trens passaram a circular sem interrupção nos dois sentidos em todas as 19 estações, com intervalo de sete minutos nos horários de pico. Antes, entre as estações São Gabriel e Vilarinho, um trecho de 5,6 quilômetros com três estações intermediárias (1o de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar), apenas um trem podia operar, representando demora de até 25 minutos entre viagens.
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Com a implantação da sinalização, além de não ter de fazer mais o transbordo, o intervalo entre viagens vai se igualar ao que já era praticado no restante da linha, de sete minutos nos horários de pico e de 13 nos de menor demanda.
A implantação da nova sinalização implantada contou com investimentos da ordem de R$ 38,7 milhões do governo federal.
Passagens – No final de semana, foi ativada a bilhetagem eletrônica do metrô com o Cartão BHBus. Segundo a CBTU, o sistema permitirá não só ampliar o número de linhas de ônibus integradas, fora de estações de integração, como também a adoção de política tarifária ajustada ao tipo de deslocamento.
Novas linhas serão integradas ao sistema metroviário, principalmente nas estações José Cândido da Silveira e São Gabriel.
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