O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de instalação autorizando a implantação do primeiro trecho da Ferrovia Transnordestina, que vai de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a Missão Velha, no Sertão do Ceará, com uma extensão de 100 quilômetros. “Nesse trecho, as obras da ferrovia devem começar na segunda quinzena de abril”, disse ontem o diretor administrativo financeiro da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Jorge Mello. A CFN é a empresa privada responsável pela execução da obra que custará R$ 4,5 bilhões.
O trecho Salgueiro-Missão Velha custará um pouco mais de R$ 200 milhões. A licença de instalação é válida por quatro anos. O Ibama estabeleceu que a CFN deverá implementar 19 programas ambientais nessa área.
A Ferrovia Transnordestina terá uma extensão de 1.860 quilômetros e vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém (no Ceará) e de Suape.
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“O segundo trecho onde as obras serão realizadas é o que vai de Suape a Salgueiro”, contou Mello, acrescentando que essa parte da ferrovia deverá ser dividida em seis lotes para que vários trechos sejam construídos ao mesmo tempo. O trecho Salgueiro-Suape tem cerca de 600 quilômetros.
Para realizar o trecho Suape-Salgueiro, a empresa terá que fazer o projeto básico da ferrovia e também um Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima). “A nossa expectativa é que esse trecho comece ainda este ano”, falou Mello.
Do total a ser investido, cerca de R$ 2,05 bilhões sairão do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), R$ 1,5 bilhão do extinto Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e R$ 400 milhões serão emprestados à CFN pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A CFN entrará com R$ 550 milhões.
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