Desembarque do trem da Rotem equipado com quatro carros, no Porto do Rio
Foram desembarcados nesta terça-feira (dia 6), no Porto do Rio de Janeiro, mais três trens coreanos para a SuperVia. Os trens fazem parte da remessa de 20 novas composições compradas pelo governo do estado através do Programa Estadual de Transportes (PET). Cada trem é formado por quatro carros, dois deles motorizados que pesam 51 toneladas cada, e outros dois sem motor, com 43 toneladas.
Depois de passar pela alfândega no Porto do Rio, a composição será levada até a oficina da SuperVia, em Deodoro, zona oeste da cidade, para iniciar a fase de testes. Os novos trens devem entrar em circulação no final de maio. Desde janeiro está em teste o primeiro trem coreano, que deverá entrar em operação no final deste mês.
Os carros e os truques foram fabricados pela empresa coreana Rotem e alguns dos componentes são importados do Japão, França e Alemanha. A empresa brasileira Pifer Projetos de Interiores Ferroviários, localizada no município de Três Rios, fabricou o banco de passageiros de fibra de vidro. O pantógrafo e o equipamento de ar condicionado foram importados pela Equipfer, do grupo francês Faiveley. Os sistemas de tração elétrica e o sistema de sonorização foram fabricados pela Toshiba. Já os equipamentos de computação, comunicação visual e freio, pela coreana Yugin e a bateria foi fabricada pela alemã Hoppecke.
Até o final do ano o restante da remessa (mais 16 trens) será entregue. Os próximos chegarão em levas de quatro no meses de maio, julho, setembro e novembro. Os novos trens se somarão a outros 18 reformados e climatizados, totalizando uma frota de 38 trens com ar condicionado em 2007.
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