A Vale do Rio Doce vai investir R$ 75 milhões no terminal multimodal (Tercam) de Camaçari, a 45 quilômetros de Salvador, que começou a operar no ano passado e já recebeu R$ 35 milhões em investimentos. Os aportes estão programados para os próximos dois anos, segundo o diretor de comercialização de logística da companhia, Mauro Dias.
O Tercam já estava funcionando como um posto concentrador de carga, mas apenas ontem foi inaugurada a primeira central de armazenamento do complexo, que ocupa área de 25 mil metros quadrados. O espaço será utilizado para atender fabricantes de bens de consumo. O primeiro cliente a utilizar o armazém é a Unilever, que fechou contrato por dez anos e usará o Tercam como sua central de distribuição na Bahia.
O terminal multimodal não se limitará a esse segmento. Já está em construção um armazém destinado a produtos químicos, que atenderá as companhias com operação no pólo de Camaçari. O espaço ocupará área de 11 mil metros quadrados, segundo a empresa. Também serão feitos armazéns do gênero para atender clientes das área de siderurgia (com capacidade de armazenagem de 50 mil toneladas) e construção civil, capaz de movimentar 252 mil toneladas por ano.
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O complexo todo ocupa uma área de 280 mil metros quadrados. Apenas o armazém de bens de consumo deverá gerar 70 empregos diretos. Mas há estimativas de que o número de empregos indiretos, com a oferta de serviços, pode chegar a 1.500, diz o diretor. As empresas buscam um local para centralizar a distribuição.
O novo terminal faz parte da estratégia da Vale de aumentar a oferta a seus clientes de serviços integrados de logística. Semanalmente, oito trens percorrem a Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela companhia, entre Campinas e Camaçari carregados com produtos como motores, rodas e transmissões (que abastecem a fábrica baiana da Ford) e petroquímicos.
O serviço inclui transporte rodoviário e por navegação de cabotagem, quando necessário. A intermodalidade visa a atender o cliente da origem ao destino, ou porta-a-porta. No começo e no fim do percurso, caminhões completam o transporte da carga – a distância entre o Tercam e a Ford, por exemplo, é de menos de dois quilômetros.
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