O diretor de planejamento do BNDES, Antônio Barros de Castro, informou durante coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (dia 10) que o banco deve liberar este ano cerca de R$ 650 milhões para o financiamento de projetos visando a solução de gargalos logísticos ferroviários — sendo que o financiamento por projeto será da ordem de 90%. O diretor confirmou que três projetos estão em análise pelo banco. Ele não revelou, porém, quais os grupos interessados alegando que, quando em análise, o nome das empresas e os projetos não são divulgados. Segundo Barros de Castro trata-se de um processo lento e com vários pontos problemáticos já que inclui não somente o fator econômico, mas também o social. “Mas a prioridade para esses gargalos é AA”, disse ele, explicando representar a nota prioridade máxima do BNDES. A Linha de crédito divide em quatro as modalidades de investimentos: Melhoria de acesso aos portos, Contorno ferroviário fora das cidades, Eliminação de passagens em nível (com construção de viadutos e pontes) e Reassentamento de famílias que habitam o entorno das malhas. Investimentos em 2005 Em 2005, o BNDES desembolsou R$ 520 milhões para o financiamento de projetos na malha ferroviária, R$ 96 milhões na aquisição de vagões, totalizando R$ 616 milhões. Os principais projetos foram a reestruturação da Brasil Ferrovias (R$ 415 milhões) e operações na CFN (R$ 105 milhões). Para 2006 a previsão do banco é de que o desembolso chegue a aproximadamente o mesmo valor de 2005.
Gargalos terão R$ 650 milhões do BNDES
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