Já está homologado, pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o resultado da licitação para obras de engenharia e desapropriações da Transnordestina no Ceará, ações que custarão um montante de R$ 1,5 milhão. As empresas vencedoras esperam agora a Ordem de Serviço para que realizem os trabalhos nos três lotes cearenses da ferrovia: Missão Velha-Acopiara, Acopiara-Quixadá e Quixadá-São Gonçalo do Amarante (Complexo Industrial e Portuário do Pecém).
As empresas Enprol Engenharia e Projetos Ltda. e Goesolos Consultoria, Projetos e Serviços Ltda ganharam a licitação para os serviços de levantamento topográfico, engenharia de avaliação, identificação de proprietários, coleta de documentos e apoio à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) nas desapropriações de imóveis localizados na faixa de domínio da Transnordestina, no trecho Missão Velha-Pecém.
Os recursos destas obras são provenientes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Governo do Estado. O custo total da Transnordestina é de R$ 5,4 bilhões, devendo ser concluída até 2010.
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Intermodais
O Governo do Estado irá apresentar amanhã, ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o projeto de criação de plataformas intermodais que se ligarão à Transnordestina. A idéia é integrar o transporte ferroviário ao modal rodoviário em algumas regiões estratégicas do Estado, que estariam dotadas de infraestrutura de armazenamento de cargas para impulsionar o escoamento das produções locais, além de permitir o transporte de pessoas.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Eduardo Diogo, foram estudadas seis plataformas, mas chegou-se ao entendimento que cinco plataformas atenderiam integralmente às necessidades do Estado. “Foram estudados 42 municípios, dos quais 20 foram selecionados para abrigar essa estrutura, em cinco grupos geográficos. Onde ficarão exatamente estes cinco intermodais, quem definirá é o governador”, explica Diogo.
Estas plataformas contarão com uma área variando entre cinco e oito hectares. “O BNDES já sinalizou que tem a disponibilidade de financiar projetos como esse de desenvolvimento econômico e social. O Estado financiou o estudo e bancaria as desapropriações. Já a integração ficaria por conta de recursos do BNDES”, explica o diretor. O valor do projeto, diz, será definido ainda na reunião.
Transnordestina
A Transnordestina é uma ferrovia de 1750 quilômetros (dos quais, 600 ficam em terras cearenses), que integrarão a produção do Nordeste, interligando o Porto de Suape (PE) ao de Pecém. O sistema ferroviário unirá três pontos: Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE). O projeto permitirá o desenvolvimento econômico de vários pólos produtivos, como o gesseiro do Araripe e o agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.
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