Uma das estações mais antigas do Brasil completou 144 anos nesta semana. Atualmente aberta apenas para o turismo, a Estação Valongo, em Santos (SP), foi o marco zero da construção da ferrovia São Paulo Railway e foi a porta de entrada no País para os imigrantes que atravessaram o atlântico no século passado.
“Os visitantes gostam da história da estação, tanto sobre o transporte do café, proveniente do interior, quanto dos imigrantes que chegavam ao porto e depois embarcavam nos trens para se dirigir às lavouras”, afirmou Maria Leopoldina do Patrocínio e Silva.
De acordo com informações da secretaria, a Estação do Valongo foi inaugurada em 1867 com a chegada do primeiro trem a vapor de São Paulo à cidade. Por ela passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil. Entretanto, a abertura da Via Anchieta, em 1947, iniciou um processo de desativação. A última viagem aconteceu nos anos 1990 e o prédio acabou abandonado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em maio de 2000, o prédio passou a abrigar o setor administrativo da Guarda Municipal. Em setembro do mesmo ano, o local recebeu o bondinho da recém-inaugurada linha turística. Em 2004, a prefeitura santista reformou o prédio e deslocou a Setur (Secretaria de Turismo) para lá.
Seja o primeiro a comentar