O I Curso TAV – Formação em Alta velocidade teve início nessa terça-feira, 01/03, com abertura oficial para os 120 participantes, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo. Os secretários de Transportes do Rio de Janeiro e de São Paulo, Júlio Lopes e Jurandir Fernandes, estiveram lado a lado no evento, apoiando o projeto do Trem de Alta Velocidade. Também compareceram na cerimônia de abertura o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, o coordenador da região latino-americana da UIC, Ignácio Barrón, e o diretor executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller.
Para Toller, a presença dos secretários na abertura do curso, representando as duas principais cidades por onde passará a linha do TAV, é um marco histórico. “Ambos estão aqui para apoiar o TAV, fato que não acontecia na gestão passada”, afirmou. Júlio Lopes disse que o governo do Rio de Janeiro está empenhado em concretizar o projeto: “Não temos dúvida de que o TAV vai se materializar em abril, quando ocorrer o leilão”. Já o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo reforçou que o trem é necessário para ligar quase 36 milhões de habitantes, entre Rio e São Paulo, e que será a base principal para a volta dos trens de passageiros no País.
O coordenador da União Internacional de Ferrovias, Ignácio Barrón, enfatizou que iniciativas como o Curso TAV são importantes não apenas pela formação técnica, mas também pela troca de experiências entre os participantes. “O TAVs mudam de país para país. Por isso é necessário compartilhar”, afirmou. Bernardo Figueiredo, da ANTT, explicou que o TAV brasileiro foi projetado de acordo com as características do País, minimizando os esforços fiscais do governo e aumentando a participação das empresas: “Ao transferir à iniciativa privada parte dos riscos, estamos dando a melhor gestão possível, dentro de nossas possibilidades, ao projeto”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O I Curso TAV – Formação em Alta velocidade está dividido em módulos. Nessa quarta-feira, 2, o curso vai abordar os seguintes temas: “Introdução à alta velocidade”, “Infraestrutura” e “Operações”. Para mais informações sobre a programação, acesse www.revistaferroviaria.com.br/cursoTAV.
Seja o primeiro a comentar