O governador do Ceará, Cid Gomes, assina nesta sexta-feira (4) a ordem de serviço para a execução das obras civis de implantação do VLT de Sobral. As obras para a implantação do VLT serão executadas pela empresa Engexata Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública. O valor do investimento é R$ 38,7 milhões. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço.
A linha de Sobral contará com 5 VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel. Os VLTs estão sendo fabricados pela cearense Bom Sinal.
O sistema terá 12,18 quilômetros de extensão e será implantado com dois ramais. O primeiro tem extensão de 6,4 quilômetros e já funciona para o transporte de cargas. O trecho será remodelado para a utilização também para o transporte de passageiros. A linha contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. Serão construídas seis estações: Sinhá Sabóya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O segundo ramal tem extensão de 5,7 quilômetros que serão construídos ligando o Pólo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Serão construídas cinco estações: Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III. Os dois ramais formam dois us invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
Seja o primeiro a comentar