A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira o esquema especial de trânsito para o evento em que o presidente dos EUA, Barack Obama, fará um discurso público no domingo de 20 de março na Cinelândia, no centro da capital fluminense.
O esquema começa a funcionar à meia-noite de quinta-feira com o fechamento da rua Evaristo da Veiga, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco, e no trecho compreendido entre a avenida Treze de Maio e a rua de serviço junto à praça Floriano (Cinelândia).
Às 5h de domingo, serão interditadas todas as ruas transversais à avenida Rio Branco desde a avenida Beira-Mar até a avenida Presidente Vargas. A partir desse horário, estará bloqueada também a pista lateral da Presidente Vargas junto às edificações no sentido Candelária, nos trechos entre a avenida Passos e a rua Uruguaiana e da Uruguaiana e avenida Rio Branco.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Estacionamento
O estacionamento de veículos não será permitido da meia-noite de sexta-feira até as 19h de domingo no polígono formado pela rua Santa Luzia, praça Mahatma Gandhi, rua México, avenidas Almirante Barroso e República do Chile e ao longo da Avenida Beira-Mar. Qualquer veículo estacionado nessa área será removido para os depósitos públicos municipais.
O acesso do público ao evento na Cinelândia será pela rua Santa Luzia, perto da esquina com a avenida Rio Branco. Para chegar ao local, a Prefeitura recomenda que o público utilize os meios de transporte coletivos em função do fechamento das ruas e da proibição de estacionamento.
Transportes
No dia 20, o metrô funcionará em esquema especial. A estação da Cinelândia ficará fechada durante toda a manhã até as 16h30. Quem sair da zona sul deve desembarcar na estação da Glória e seguir para o evento a pé.
Quem vem da zona norte, deve saltar na estação Carioca. Entre as 12h30 e 15h30 não haverá circulação de trens entre as estações Carioca e Glória. Nesse período, os trens circularão na linha 2, de Pavuna a Estácio, e na linha 1, da Saens Peña a Carioca e da Glória a General Osório. O metrô na superfície funcionará normalmente.
A Rio Ônibus também preparou um esquema especial, reforçando a frequência das linhas de ônibus que circulam pelo centro da cidade a fim de atender ao público que assistirá ao discurso de Obama na Cinelândia.
A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) também montou uma operação especial para o discurso de Obama na Cinelândia. Serão instalados 50 contêineres plásticos junto aos banheiros químicos aos acessos do metrô e aos pontos de concentração de público.
No serviço noturno serão mobilizados 12 garis, um coletor compactador, uma varredeira mecânica e uma pipa d’água. Durante a manhã do domingo, seis garis farão a manutenção prévia do local e, após o comício, um efetivo de 15 garis fará limpeza geral de toda a área.
Estrutura
A Prefeitura do Rio disponibilizou à comitiva do presidente Obama toda a estrutura física e tecnológica do Centro de Operações Rio, que monitora a cidade com cerca de 500 câmeras.
Além das imagens, foram entregues aos agentes americanos todos as dados cartográficos da região (com informações do transporte público, trânsito e iluminação) e as informações meteorológicas, incluindo as geradas pelo radar do Sumaré.
Seja o primeiro a comentar